O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e 32 pequenos provedores de conexão à internet de Vitória da Conquista e região fizeram uma maratona em órgãos do governo estadual e na Coelba em busca de regulamentação para a prestação do serviço. A comitiva esteve, nessa terça, 22, na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, com o secretário Marcus Cavalcanti, e na Coelba.

O grupo que esteve em Salvador representa mais de 300 pequenos provedores da região Sudoeste. O segmento gera mais de dois mil empregos, segundo a Associação de Provedores de Internet, recém-criada. “O segmento quer a regulamentação da atuação e uma normatização do uso dos postes da Coelba, que sustentam o cabeamento de internet. Com isso, eles ficam dentro da lei e terão também mais competitividade”, afirmou o deputado Fabrício.

Fabrício ainda lembrou que em muitas cidades, de pequeno porte, a internet só chega pelos pequenos provedores. “Nós estamos dando todo o apoio. Trata-se de novas atividades que atendem a uma demanda. Agora tem que regulamentar e é o que eles buscam. Teremos mais uma reunião em breve, dessa vez com a direção da Coelba em Vitória da Conquista. Será apresentado um projeto de viabilidade do uso dos postes, dentro das normas da Coelba e da legislação existente. Os pequenos provedores serão cadastrados pela Coelba e também pagarão pelo uso dos postes”, esclareceu o deputado.