Professores e estudantes das Universidades Estaduais da Bahia avançaram na luta e montaram acampamento na Secretaria Estadual de Educação (SEC), em Salvador, na terça-feira (4). A ação é um protesto à truculência do governo Rui Costa (PT), que impediu o acesso do movimento grevista ao prédio para entrega da contraproposta aprovada pelas assembleias docentes e se recusa a negociar o documento. Ao chegarem na Secretaria de Educação para a realização da Plenária das Universidades Estaduais, professores e estudantes foram recebidos com barreiras de contenção e o pelotão de choque da Polícia Militar, que já se encontrava dentro do prédio. O Fórum das ADs tentou protocolar a contraproposta, porém foi impedido.

A presidente da Adusb, Soraya Adorno, defendeu que é preciso que o governo Rui Costa “leve em consideração esse esforço que o movimento docente vem fazendo ao longo desses 60 dias, via as reuniões do Fórum das ADs, no sentido de negociar e, principalmente, de ver se a gente quebra com esse impasse que está sendo colocado pelo governo Rui Costa e também seus representantes, quando não vêm de fato com propostas que levem em consideração o encerramento da greve, de forma autônoma, e principalmente com as nossas reivindicações garantidas”.

Diante da postura autoritária do governo, professores e estudantes decidiram montar acampamento até que o Estado dialogue com o movimento grevista. “É dessa forma que o senhor Rui Costa quer resolver a nossa greve, mas nós vamos ficar aqui. Nós viemos aqui porque queremos negociar. Quem não quer negociar é o governo do Estado da Bahia. É essa a demonstração de democracia que ele está dando ao movimento docente e ao movimento estudantil”, afirmou o vice-presidente da Adusb, Alexandre Galvão.

Participe do Acampa SEC

Para fortalecer a luta, a Adusb disponibilizará transporte todos os dias para professores e estudantes que desejarem participar do Acampa SEC. A inscrição para o transporte acontece nas secretarias da Adusb (presencialmente, por telefone ou e-mail) sempre até 15h.