Na manhã desta sexta-feira (20), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) foi palco de discussões e ânimos exaltados. Durante seu pronunciamento, o líder do Governo Herzem, o vereador Jorge Bezerra (SD) ficou descompensado com as críticas a gestão municipal, realizadas pelos edis que o antecederam, e acabou atacando demasiadamente os oponentes e o ex-vereador Ricardo Babão, que estava na plateia. Babão retrucou e acabou gerando princípio de confusão. Bezerra e Babão disputam votos no bairro Ibirapuera.

Em defesa do Governo Herzem, Bezerra chegou a afirmar que todo os problemas do município foram deixados pela gestão passada, e que ele votou a favor da municipalização da saúde em 1997. Este é o primeiro mandato do edil, logo ele não participou da votação porque não era vereador na época.

A discussão aumentou quando o líder do governo acusou o ex-vereador Ricardo Babão de compra de votos. Babão retrucou e afirmou que o Bezerra sorteava caixas d’água durante a campanha eleitoral. O vereador ficou bastante irritado e aumentou o tom de voz durante o bate boca.

“ Ele fica falando que é um vereador honesto, ele sabe que isso não é verdade. Ele dá caixa d’água para compra de votos, ele dá exames, ele paga exames”, afirmou Babão.

O presidente da CMVC, o vereador Luciano Gomes (PR) tentou conter os ânimos e solicitou que Babão se retirasse do plenário. Veja o vídeo completo da discussão:

A versão de Babão – Em entrevista ao BConquista, Ricardo Babão contou que não saiu da Câmara e relatou que Bezerra fica incomodado com sua presença nos lugares porque os moradores do Ibirapuera pedem: Volta Babão.

“Toda vez que eu chego na Câmara o vereador se sente incomodado comigo e tenta me desqualificar das piores maneiras”, contou o ex-vereador.“Ele vai falado inverdades, inverdades e a gente vai segurando. Aí ele começou a falar inverdades do Governo Guilherme, que todo sabe que foi um governo sério e que trabalhou pela cidade. Sei que o regimento interno não permite que a plateia se manifeste, mas no momento eu desabafei e fui falar umas verdades para ele. Ele não gostou, ficou nervoso e ficou falando de lá e eu de cá”, contou.

Babão fez sérias críticas a Bezerra e a gestão municipal: “ Ele fica falando que é um vereador honesto, ele sabe que isso não é verdade. Ele dá caixa d’água para compra de votos, ele dá exames, ele paga exames”, citou. “ Estão fazendo um péssimo governo, e não tem um vereador com capacidade, que conheça a política e Conquista, para fazer defesa e achou esse rapaz (Bezerra). Eu fico até com pena às vezes, ele é um ignorante que não trata as pessoas com respeito”, disparou.

O ex-vereador contou também que não saiu da Câmara, como o solicitado pelo presidente. “Não teve briga, a discussão não avançou. Eu não fui expulso e não saí porque a Câmara é onde Ricardo Babão precisa estar”, disse. “Eu incomodo o vereador Bezerra porque o povo me pede para voltar. As pessoas que votaram nele, e ele viraram as costas, estão pedindo para eu voltar”, frisou. Com informações do Blitz Conquista

Ouça a entrevista concedida por Ricardo Babão ao BConquista;