A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu um comunicado à imprensa avisando que irá suspender o fornecimento de água em toda a cidade nesta sexta-feira (01), de 17h às 21h para que os técnicos possam instalar um equipamento na principal tubulação distribuidora.

Segundo a nota, a empresa está investindo R$254 mil, em obras de melhorias no trecho da rede distribuidora de Vitória da Conquista localizado na extensão da Av. Presidente Vargas (saída para Barra do Choça). “O serviço conta com a substituição de 300 metros de tubulação de grande dimensão (500 milímetros) e a instalação de um equipamento (válvula) de controle de vazão da água tratada que chega à cidade”, informa. A intenção é garantir segurança operacional do sistema de abastecimento e equilíbrio no direcionamento e na distribuição de água para diversos bairros da cidade, motivos de muitas queixas nos últimos dias.

Para o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, a medida possibilitará desmembramento interno do sistema distribuidor de água. “Essas mudanças e a implantação do equipamento permitirão que, em ocorrências emergenciais ou na realização de interrupções programadas para uma determinada área da cidade, apenas a região na qual o serviço imprescindível esteja sendo realizado, seja afetada”, explica.

O abastecimento será retomado após a conclusão dos trabalhos e o fornecimento de água será restabelecido ao longo da noite nas áreas eventualmente afetadas. A Embasa acredita que os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas recomenda que a população utilize criteriosamente a água armazenada.