Na tarde deste sábado (23) aconteceu, pelo segundo ano consecutivo, o evento de pré-carnaval de rua com o “Bloquinho Algazarra”, realizado pela Revista Gambiarra e Coletivo Cultural X-cânia. A festa contou com o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secult).

O evento reuniu centenas de pessoas na Praça Guadalajara, que seguiram o cortejo puxado pela banda afro Ogun Xorokê em direção à Praça do Gil, embalados ao som de clássicos do Axé Music. Em seguida, a atração ficou por conta da discotecagem do “bailinho da X-cânia” composto por mulheres e abordando temas como diversidade e respeito.

A chuva forte que caiu um pouco antes da festa não interrompeu a animação dos foliões, que compareceram, em sua maioria, fantasiados e caracterizados. Para a organizadora do evento, Ana Paula Marques, a adesão do público superou as expectativas e veio para consolidar o evento, “a gente quer que esse movimento cresça para que, quem sabe nos próximos anos, ocorra um circuito de bloquinhos de carnaval. A chuva era prevista e veio para refrescar, pois o bloquinho é uma festa que a cidade abraçou”, afirmou Ana Paula.

A Secretária de Cultura, Cristina Rocha, ressalta a importância de incentivar festas de rua que dão à população opções de lazer de forma gratuita e segura. “A iniciativa é de um grupo de jovens que fazem um trabalho muito organizado e não há como a Prefeitura não apoiar esse tipo de ação. Foram centenas de pessoas prestigiando a festa, onde todos se comportaram de forma segura e ordeira. Um verdadeiro sucesso” reiterou a secretária.