A 13º edição da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema já tem data para acontecer. De 4 a 9 de novembro, o evento ocupará o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, com exibição de filmes, palestras, oficinas, homenagens e exposição. Será a nona vez que o evento acontece no local, que foi recentemente reformado. A Mostra foi realizada no Centro de Cultura de 2007 a 2013 e em 2015.

“As pessoas vão se sentir melhor acomodadas para assistir aproximadamente 16 longas em horários diversos e aproximadamente 30 curtas-metragens da produção brasileira e baiana de cinema de dois anos pra cá”, aponta o idealizador e coordenador da Mostra, Esmon Primo. “É um espaço simbólico importante para difundir e promover todas as vertentes culturais da cidade. Foi um prejuízo enorme ter o Centro de Cultura fechado durante esses cinco anos. É um equipamento necessário para a cidade. Voltar a Mostra para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima é retomar o valor de formação cultural desse lugar”, acrescenta Primo.

Além da exibição de filmes, acontecerão conferências, lançamentos de livros, oficinas, homenagem e exposição. Nesta edição, as exibições serão realizadas na sala principal do Centro de Cultura, na Praça CEUs, e em escolas municipais de diversos distritos da cidade.

A Mostra vem se consolidando como um espaço de exibição e discussão do cinema brasileiro. Para os realizadores, mais do que nunca o cinema se afirma como uma linguagem capaz de refletir a realidade brasileira em seus múltiplos aspectos. “A Mostra é uma referência cultural da cidade, a terra de Glauber Rocha, é um espaço de expressão do audiovisual e um lugar de reflexão para falarmos da nossa identidade brasileira, baiana”, destaca Marcelo Lopes, do Instituto Mandacaru, proponente do projeto

A curadoria, representada por Marcelo Mirada, ressalta a importância do evento. “O cinema brasileiro tem uma força e uma estética muito própria, diferente de tudo o que se vê no mundo. Mas, por conta dos bloqueios que insistem em invisibilizar muitos desses filmes no circuito comercial, eles acabam não sendo vistos. Eles precisam de outras janelas. E, hoje em dia, as janelas são os festivais de cinema, são alguns canais de TV, a Internet. Nesse sentido, a Mostra Cinema Conquista tem uma importância muito grande ao dar visibilidade a um cinema brasileiro que a cidade de Vitória da Conquista não vê, não recebe. O circuito nega esses filmes. Eu acho que é um papel fundamental da Mostra colocar esses filmes a público”, explicou Miranda.

A Mostra Cinema Conquista – Ano 13 tem o apoio cultural da TVE Bahia, TV Sudoeste, Educandário Padre Gilberto, Tia Sônia e Schin. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas; do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB); da Diretoria Audiovisual do Estado (DIMAS); e do Centro de Cultura Camillo Jesus. A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Confira a entrevista de Esmom Primo – Idealizador e Coordenador da Mostra