O papa Francisco pediu ajuda para os pobres e necessitados, além de criticar quem gasta alegremente quando outros apenas olham de fora “enquanto sua vida passa e acaba miseravelmente”. As declarações foram feitas na terceira exortação apostólica do Santo Padre intitulada Gaudete et Exsultate, publicada hoje pelo Vaticano.

No documento pontifício, o líder da Igreja Católica abordou a “santidade no mundo contemporâneo”, os “riscos, desafios e oportunidades”.

O pontífice também abordou a internet e a tecnologia na atualidade. “As constantes novidades dos recursos tecnológicos, o atrativo das viagens, as inumeráveis ofertas para o consumo às vezes não deixam espaços vazios onde ressoe a voz de Deus”, afirmou.

Os problemas criados pelo consumo também foram temas da exortação apostólica. “O consumismo só enche o coração; pode brindar prazeres ocasionais e passageiros, mas não gozo”, avisou. “O consumo de informação superficial e as formas de comunicação rápida e virtual podem ser um fator de atordoamento que nos afasta da carne sofrente dos irmãos “, completou.

Fonte: Metro 1