Desde 2016, as famílias de Vitória da Conquista foram beneficiadas com o fechamento de uma das pistas da Avenida Olívia Flores do início da manhã às 13 horas, para que as pessoas aproveitem o espaço para suas atividades de lazer e esportes.

Rapidamente, a medida do executivo municipal ganhou milhares de adeptos e ficou clara essa aceitação pela grande quantidade de pessoas que comparece ao local a cada semana e pelos incontáveis eventos já realizados gratuitamente por diversas academias e outras entidades ligadas ao esporte e bem-estar.

Essa foi uma reivindicação da sociedade, percebendo ser essa uma necessidade premente em dias em que se busca a qualidade de vida como meta para pessoas de todas as idades, e por já ter dezenas de experiências de sucesso pelo mundo a fora.

                  Patinar na Olívia Flores é uma das boas opções das manhãs de domingo.

Em São Paulo, quase 30 ruas fazem parte do programa RUAS ABERTAS, destinado a prática do lazer, entre elas a Avenida Paulista. Em Recife, o programa LAZER NA RUA destina 10 ruas em diversos bairros para os pedestres e ciclistas aos feriados e domingos; Salvador tem cinco ótimas vias fechadas para o lazer todos os domingo e feriados, perfeitas quem pedala, para quem pratica patins, skate ou faz caminhadas.

Avenida Paulista

Essa onda já percorre os cinco continentes. Uma das avenidas mais famosas do mundo, a Times Square Garden, em Nova York, também para. Londres, Sidney (Austrália), Bogotá (Colômbia), Paris (França) e Madrid (Espanha) são outros exemplos.

Times Square Garden – Nova Yorque

Copenhague, capital da Dinamarca, fecha avenidas para o lazer da população desde 1962. Aliás, sobre a capital dinamarquesa, a iniciativa do urbanista Jan Ghel evoluiu tanto que hoje a maioria das pessoas se locomove de bicicleta. Depois do trabalho, pedalam para casa, correm à beira do rio, vão ao parque e se deitam na grama… e em pesquisa recente foi considerada a cidade mais feliz do mundo com 93% de aprovação de sua população. E a meta é que em 2025 a cidade se torne a primeira capital do mundo a neutralizar suas emissões de carbono.

Mas, ao que parece, Conquista pode estar dando um passo muito atrás no que diz respeito a esse assunto. Primeiro os trechos começaram a ser alterados, depois os horários reduzidos e agora, extraoficialmente já se fala em não fechar mais a Olívia Flores, o que teria motivado inclusive a saída do Coordenador de Esportes do Município, Jaldo Mendes, um desportista e entusiasta da ideia de transformar grandes avenidas em locais de lazer em domingos e feriados.

Essa possibilidade mobilizou centenas de pessoas, que levam suas famílias para o lazer na avenida, além de desportistas de várias modalidades a iniciar uma mobilização no sentido de solicitar à prefeitura a manutenção do fechamento da via nos dias que já vem ocorrendo e retornar ao trajeto original, que era do stand da MRV até o contorno da UESB.

                                                     Atividade na Olívia durante os dias de fechamento.

Patrícia Mussy, uma das idealizadoras do movimento, afirma que “passamos longos anos lutando para ter um local para a prática esportiva, um lazer com um pouco de segurança. Não havendo um local apropriado, nós conseguimos que a avenida Olívia Flores fosse fechada num trecho de 2,5 km aos domingos, o que atraiu centenas de famílias e desportistas, numa cena muito bonita de se ver”.

E complementa: “sabemos do grande avanço que significou a abertura do Boullevard Shopping e da avenida Perimetral, o que trouxe desenvolvimento para a nossa cidade e nós achamos ser de extrema importância. Mas, paralelo a isso, percebemos que o fechamento da Olívia está sendo sacrificado, sendo empurrado para depois da Perimetral, reduzindo em mais de 1 km este trajeto se tornando longe para quem não mora nas proximidades, dificultando um pouco mais. Tenho certeza que pode se encontrar uma solução para essa situação pois é uma luta de anos e esperamos sensibilizar o prefeito a atender nosso pleito, inclusive porque o esporte sempre foi uma bandeira defendida por ele”.

O movimento é chamado de ESSA CONQUISTA É NOSSA e quem quiser apoiar basta clicar aqui e assinar a petição on line.

Matéria de Júnior Patente
Fonte: ConquistaEsportes