A demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência da República, gerou uma crise no Palácio do Planalto. Após a confirmação da exoneração, o agora ex-ministro divulgou mensagens de áudio, todas via WhatsApp, trocadas entre ele e o presidente Jair Bolsonaro.

As mensagens foram obtidas pela revista Veja. Nelas, os dois trocam farpas, acusações e se desentendem sobre quase tudo. Desde o início da conversa, o estado de ânimo de cada um é diferente: Bolsonaro mostra-se irritado e impaciente, enquanto Bebianno tenta pacificar as coisas.

A crise foi instalada após a notícia dada pelo jornal Folha de S. Paulo de que o PSL, partido do presidente e do ex-ministro, teria usado uma candidatura “laranja” nas eleições de 2018. A crise se estendeu e envolveu também o vereador do Rio de Janeiro e filho do presidente, Carlos Bolsonaro (PSC). Na última quarta-feira (13), Bolsonaro e o filho chamaram Bebianno de mentiroso.

“Há várias formas de se falar. Nós trocamos mensagens ontem três vezes ao longo do dia, capitão. Falamos da questão do institucional do Globo. Falamos da questão da viagem. Falamos por escrito, capitão. Qual a relevância disso, capitão? Capitão, as coisas precisam ser analisadas de outra forma. Tira isso do lado pessoal. Ele não pode atacar um ministro dessa forma. Nem a mim nem a ninguém, capitão. Isso está errado. Por que esse ódio? Qual a relevância disso? Vir a público me chamar de mentiroso? Eu só fiz o bem, capitão. Eu só fiz o bem até aqui. Eu só estive do seu lado, você sabe disso. Será que você vai permitir que o senhor seja agredido dessa forma? Isso não está certo, não, capitão. Desculpe”, disse Bebianno em uma delas. Com informações do Metro1

Confira a troca de mensagens: