Em seu Universo Diverso do programa Redação Brasil de hoje (28), a jornalista Luciana Nery, comentou sobre um post que a boate Cana Café em Vitória da Conquista fez. No post, que foi retirado do ar, trazia a foto de três mulheres penduradas e amordaçadas, e a legenda “estoquem comida” complementava a mensagem, elaborada pelo administrador da rede social do Cana Café Bar. O texto faz analogia à atual falta de combustíveis no país, causada pela greve dos caminhoneiros.

Rapidamente, diversas mulheres se pronunciaram por meio de comentários na publicação e, antes mesmo que ela fosse excluída, prints foram tirados e republicados por conquistenses em seus perfis, sendo a maior parte deles de mulheres que cobram uma postura da justiça. “Sinto nojo e indignação. Como esse monstro pode achar normal uma mulher pendurada e amordaçada e compará-la com um pedaço de carne para ser estocada? Isso precisa acabar”, disse Luiza Armua, maquiadora profissional que usou sua conta no Instagram para denunciar o ocorrido.

Ainda em seu Universo Diverso, Luciana fala que achou o post de extremo mau gosto.

Ouça o Universo Diverso:

Confira a nota na íntegra:

A OAB Subseção de Vitória da Conquista – Ba, através da Comissão da Mulher Advogada, vem deixar claro seu total repúdio à publicação realizada nas mídias sociais do estabelecimento CANA CAFÉ e compartilhada por muitas pessoas em sinal de revolta.

A referida publicação continha uma foto de três mulheres penduradas e amordaçadas, com a legenda “estoquem comida” em referência à “greve dos caminhoneiros” e a falta de combustíveis. A sociedade não pode mais admitir esse tipo de atitude misógina, preconceituosa, que coisifica a mulher e a expõe como objeto sexual. A Comissão da Mulher Advogada atuará de maneira incisiva no combate a esta postura, para evitar que condutas como esta continuem propagando-se na sociedade.

É dever de todos lutar pelo respeito à mulher, pela igualdade de gênero e pelo fim de um pensamento retrógrado e arcaico como esse. As mulheres não irão sucumbir às diversas agressões que sofrem todos os dias, desde insultos e desrespeitos à sua condição, como também não podem concordar com a convicção cristalizada de que o aumento desse tipo de violência é gerado pela ausência de leis severas, quando, na realidade, se trata de uma deficiência/deformidade cultural que precisa e deve ser superada.

Infelizmente no Brasil a violência contra a mulher, em seus mais variados aspectos e especialmente a violência física, é uma realidade e apresenta números alarmantes, e a violência sexual mediante prática de estupro também encontra-se em nível extremamente elevado e isso não pode ser tratado como algo aceitável ou mesmo ser estimulado como na postagem aqui mencionada.

Vitória da Conquista, 27 de maio de 2018.

Comunicado do Cana Café Bar

De acordo com o Avoador, o Cana Café se manifestou em seu perfil no Instagram com uma outra publicação, acompanhada de um comentário debochado sobre a manifestação das mulheres: “Que mimimi é esse com bestagem, tão querendo fazer tese de mestrado por isso, esses estudantes de orelha de livro kkk. Não tem nada melhor pra fazer uma postagem, que tá nos grupos, que foi retirada” (sic). Novamente, centenas de internautas indignados com a postura do administrador da conta se manifestaram com comentários de repúdio.

Na noite de ontem (27), o estabelecimento emitiu um comunicado pedindo desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas com a publicação. Confira abaixo:

O Cana Coff, na pessoa do seu proprietário, vem por meio da presente nota, retratar-se publicamente e pedir desculpas a todas as pessoas (mulheres). Os motivos das retratações e pedidos de desculpas baseiam-se em publicação de uma postagem publicada em 25 de maio de 2018, com uma foto que criou indignação e com comentário infeliz da parte que se retrata.

O Cana Coff, na pessoa de seu proprietário, mostrando profissional altamente capacitado no ramo de entretenimento vem a público, retratar-se e pedir desculpas pelo erro e mal entendido, cometidos, bem assim, fazer a exclusão da postagem e seus comentários do Instagram.

O que causou uma situação negativa quanto à imagem do Cana Coff, que já foi alvo de matéria por contribuição cultural pra cidade pelo próprio núcleo jornalístico da UESB. Sempre primando pela busca em ofertar a seus clientes os melhores serviços, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.