Em reunião em Salvador, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria da Educação do Estado, assinou com representantes da ALBA e do Fórum das Associação dos Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das AD’s – UNEB, UEFS e UESB), termo de compromisso objetivando o fim da greve nas universidades estaduais. O encontro ocorreu ontem.

Sem aumento salarial

No pacto firmado no acordo não se falou em aumento salarial em sintonia com declarações do secretário da Fazenda, Manoel Vitória e do governador Rui Costa (PT), que atestaram que o Governo não tem como aumentar salários dos servidores.

Ficou acordado que o Governo do Estado da Bahia, após o fim da greve, enviará Projeto de Lei para a ALBA com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira de professor, permitindo até 900 promoções. Também serão garantidos recursos da ordem de R$ 36 milhões para que as quatro universidades apliquem em Investimentos.

Salários

O pagamento dos salários serão efetivados mediante reposição das aulas, devendo o plano de reposição ser submetido a Reitoria da Instituição de Ensino e à Secretaria da Administração do Estado (SAEB). Na proposta se a greve acabar até dia 14 de junho, o Estado garantirá o pagamento integral do salário do mês de junho/2019 e mediante execução do plano de reposição das aulas, será pago o mês de maio junto com o mês de julho, e, em sequência, os dias de greve do mês de abril serão pagos no mês de agosto mediante execução do plano de reposição de aulas.

Foto: Divulgação/Secom/Gov