O professor, instrumentista e maestro Carlos Portolançou o álbum “Suíte Popular Conquistense” nas plataformas de áudio. Conhecido por ter sido professor de alguns dos maiores instrumentistas da Bahia, alguns deles marcam presença neste que é o seu primeiro registro fonográfico de músicas instrumentais.

Ouça “Suíte Popular Conquistense” (2021)

 “Suíte Popular Conquistense” é uma bela homenagem à Vitória da Conquista, cidade natal do maestro. Ele traz um conjunto de peças musicais de altíssima qualidade, resgatando uma produção composta em 1986 e que só agora será conhecida pelo grande público. 

O disco tem a produção executiva de Ricardo Marques, produção musical de Luciano PP e sua gravação foi idealizada durante a realização do Festival Digital Internacional de Violão (FDIV 2021), evento viabilizado pela Lei Aldir Blanc Bahia, Unimed Sudoeste e Instituto de Música Cathalá.

Confira o lançamento do álbum durante o FDIV 2021

O álbum conta com as participações do Maestro João Omar e de ex-alunos de Carlos Porto, a exemplo de Léo Brasileiro (músico da banda de Ivete Sangalo), Tarcísio Santos (um dos vencedores do Festival da Educadora FM em 2020), Zezinho Reis, Igor Barros, Paulo Francisco, Mateus Soul Áries, Filipe Moreno, Luciano PP e Emílio Bazé.

Uma das grandes surpresas é a participação de Analu Sampaio (The Voice Kids 2020). A cantora mirim é uma das grandes revelações musicais do Brasil nos últimos anos. Analu participa da canção “Amor e Jasmins”, um choro com letra do compositor e médico Lonel Ribeiro.

“No desenrolar das oito faixas, que transitam entre choros e valsas, Carlos Porto se apresenta como uma revelação como compositor, num universo em que o Brasil necessita tanto, que é o de novos criadores para a música instrumental brasileira”, comenta Ricardo Marques. Uma delas, “Amazônia, por que choras” foi vencedora da melhor canção instrumental latino-americana no Troféu Salém, um importante festival de música realizado em Nova York, em 1999.

Carlos Porto homenageia ainda o falecido instrumentista Fabiano Cardoso, seu aluno, vencedor de diversos concursos de violão e que teve papel fundamental na escolha dos nomes de várias músicas do “Suíte Popular Conquistense”.

FICHA TÉCNICA

 

Álbum: Suíte Popular Conquistense

Ano: 2021

Artista / Compositor: Carlos Porto

Produção Executiva: Ricardo Marques

Produção musical: Carlos Porto / Luciano PP

Apoio Cultural: Unimed Sudoeste / Instituto Cathalá de Música

 

FAIXAS:

 

  1. Bate-papo de malandro (Choro nº 1) – Léo Brasileiro
  2. Amor e Jasmins (Choro nº 2) –  Carlos Porto, Zezinho Reis e Emílio Bazé
  3. Prelúdio choro em Lá menor (Choro nº 3) –  Igor Barros, Luciano PP e Emílio Bazé
  4. Prelúdio Choro em La Maior (Choro nº 4) –  Tarcísio Santos e Emílio Bazé
  5. Faltou Cartucho (Choro nº 5) –  Zezinho Reis e Emílio Bazé
  6. Lamento (Valsa nº 1) –  João Omar de Carvalho Mello
  7. Amazônia, por que choras? (Valsa nº 2) –  Paulo Francisco, Carlos Porto e Emílio Bazé
  8. Amor e Jasmins (Choro nº 2) – Versão cantada –  Analu Sampaio, Mateus Soares, Felipe Moreno e Emílio Bazé (Letra de Leonel Ribeiro)