Depois de quase um ano da sua última apresentação em Vitória da Conquista no arraiá da Conquista em 2024, o cantor e compositor Nadson o Ferinha voltou a Joia do Sertão baiano neste último domingo (06), e fez uma bela surpresa para os presentes no restaurante Pisa na Fulô. Enquanto o músico Batão e Banda se apresentava no local, o Ferinha apareceu de improviso, subiu ao palco e encantou os fãs com alguns dos seus sucessos.
Ver essa foto no Instagram
RICARDO DE BENEDICTIS – Massimo Ricardo Benedictis, nasceu em Poções, a 30 de outubro de 1939. Filho do imigrante italiano Massimo De Benedictis e da Profª Nadir Chagas De Benedictis. Seu pai era contador e veio da Itália após a 1ª Guerra Mundial, em 1927, estabelecendo-se em Poções, no comércio e na agro-pecuária. Sua mãe foi a primeira professora formada a lecionar em Poções, homenageada post mortem com o batismo do seu nome no Grupo Escolar Profª. Nadir Chagas Benedictis, localizada na sede municipal.
Massimo Ricardo De Benedictis estudou o primário em Poções,o ginásio em Jequié e Salvador.
O secundário e o universitário em Salvador e no Rio de Janeiro; é professor e jornalista; em 1970 iniciou sua vida jornalística em Salvador, no jornal IC, transferindo-se para o Rio de Janeiro,onde ajudou a fundar a revista Estados & Municípios e,em 1974,fundou a revista Atualidades; Voltando a residir na Bahia, em Vitória da Conquista, editou o livro “A Bahia de Hoje”,fundou os jornais “O Radar” (1983), “Opinião” (1992) e adquiriu o jornal “Tribuna de Conquista” neste mesmo ano, o qual dirige até hoje. Foi responsável pela circulação do jornal “Correio da Bahia” no interior, quando escreveu matérias regulares sobre fatos diversos ligados à vida dos municípios da Bahia, entre 1987 e 1991. Em 1988 fundou o jornal “Folha do Povo” que circulou em Xique-Xique durante um ano.
Membro fundador da Academia Conquistense de Letras, cadeira nº 9, tendo como patrono o poeta seiscentista Gregório de Matos e Guerra, fundou e foi o 1º Diretor do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista; foi vice-presidente em duas gestões e Presidente da Academia Conquistense de Letras, 1990/92.
Em sua 1ª gestão no Centro de Cultura dotou a Academia Conquistense de Letras e a Casa da Cultura de Vitória da Conquista de sede própria registrando-as no Cartório de Registro de Imóveis, além de dotá-las de mobiliário, máquinas de escrever, arquivos, etc. Em 1989 ajudou a fundar a Delegacia do Sindicato de Jornalistas (SINJORBA) em Conquista, tendo sido seu delegado, indicando seu sucessor. Em julho de 1992 foi nomeado novamente diretor do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, pelo então governador Antonio Carlos Magalhães, deixando o cargo em janeiro de 1993 para assumir a então Coordenação de Cultura exigindo do então prefeito Pedral Sampaio a autonomia da coordenação de cultura, desvinculando-a da Secretaria Municipal de Educação – guindando-a por Lei a Departamento; assumiu a direção do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, onde realizou um trabalho sem precedentes, até 5 de dezembro de 1995, quando solicitou exoneração do cargo para voltar à direção do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima pela 3ª vez, convocado, desta feita, pelo governador Paulo Souto, em atenção à solicitação das forças políticas locais. Membro Efetivo da Academia Serrana de Letras, cadeira nº 26, ocupou a presidência nas gestões 1992/1995 e 1995/1998,sendo seu atual presidente.
Com uma energia contagiante e uma presença de palco marcante, Jô Almeida, que se intitula “A Exótica”, vem conquistando cada vez mais espaço na cena musical do interior. Dona de uma voz inconfundível e de uma comunicação leve e direta com o público, ela se tornou figura requisitada em eventos como formaturas, casamentos e grandes shows pela região.
Mesmo em meio à agenda intensa, Jô se dedica à finalização de um novo trabalho voltado para o forró — ritmo que promete embalar seus próximos lançamentos — mas quem a acompanha sabe que ela transita com facilidade entre diversos estilos, do axé ao arrocha.
Em um bate-papo descontraído com o comunicador Maciel Jr., Jô Almeida compartilhou histórias da carreira, falou dos desafios da música independente e deu spoilers do que vem por aí. O público pode esperar ainda mais ousadia, emoção e, claro, aquela vibe inconfundível que só “A Exótica” tem.
Entre fevereiro e março, o Comitê de Cultura da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial (SUDECULT), realizou uma série de assembleias virtuais de cultura em dez territórios e regiões baianas. Os encontros reuniram mais de 1 mil participantes, entre artistas, produtores, gestores culturais e representantes da sociedade civil, com o objetivo de ampliar o diálogo, ouvir demandas locais e fortalecer políticas públicas para a cultura.
As assembleias ocorreram nos territórios de Irecê, Sertão Produtivo (Guanambi), Região Metropolitana (Salvador), Sertão do São Francisco (Juazeiro), Litoral Sul (Ilhéus/Itabuna), Itaparica (Paulo Afonso), Vale do Jiquiriçá, Sudoeste Baiano (Vitória da Conquista), Bacia do Rio Grande (Barreiras), Portão do Sertão (Feira de Santana) e Recôncavo (Santo Antônio de Jesus).
Os debates têm como objetivos fortalecer a participação social na construção de políticas culturais; dar visibilidade às manifestações artísticas locais; promover a integração entre agentes culturais, poder público e sociedade; e mapear demandas para subsidiar ações estratégicas nos territórios.
Novas assembleias territoriais de cultura estão previstas para acontecer em outros territórios de identidade e regiões da Bahia nos próximos meses. Os encontros virtuais antecedem às caravanas presenciais, que devem ser realizadas ao longo do ano. A iniciativa visa reforçar a democratização da cultura, incentivando a escuta ativa e a valorização das diversidades regionais.
A oitava edição do Arafolia será realizada neste sábado (5), em Vitória da Conquista, trazendo um carnaval de rua que promete estender o clima de verão na cidade. O evento contará com apresentações de Jau e Fabiano Djuamba, além de uma homenagem especial ao Chiclete com Banana e Bell Marques.
Neste ano, a festa terá pela primeira vez um trio pranchão, formato que coloca o artista no meio do veículo em vez da parte superior, proporcionando maior proximidade com o público. O evento ocorrerá na Rua Leôncio Santos, próximo ao Parque de Exposições, a partir das 15h.
O circuito será nomeado Iuri Duarte, em homenagem a um amigo da organização falecido durante a pandemia.
Os abadás seguem à venda em pontos como Braseiro, Espetinho, Central de Ingressos, Ponte do Ingresso e loja DMK no Boulevard Shopping, além do restaurante Assador. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (77) 98801-5159.
Organizado pelo Movimento Axé e pela Amais Entretenimento, o Arafolia busca resgatar o clima carnavalesco em Vitória da Conquista. O cantor Jau também levará seu projeto “Pôr do Jau” para a cidade, após edições bem-sucedidas em Salvador.
O radialista Maciel Jr bateu um papo com a cantora Robertinha, artista de talento extraordinário e versatilidade musical. Conhecida carinhosamente como “a catingueira”, Robertinha traz no repertório uma mistura de axé, forró e arrocha, conquistando fãs de diferentes estilos musicais.
Durante a conversa, a cantora revelou detalhes de seu mais novo projeto, o “Carro da Talagada”, uma proposta inovadora que promete levar música ao vivo, diversão e muita cachaça para onde o público estiver – seja em casa, bares, restaurantes ou eventos particulares.
Com carisma e criatividade, Robertinha aposta na proximidade com os fãs e na energia contagiante de suas apresentações para transformar qualquer lugar em um verdadeiro palco de festa. A novidade já vem despertando a curiosidade do público e promete ser um sucesso nos festejos deste ano.
Fique ligado para mais informações sobre o “O Carro da Talagada” e aproveite essa experiência única!
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista recebeu um novo Projeto de Lei que busca organizar e dar mais previsibilidade ao calendário de feriados e pontos facultativos do município. A proposta, apresentada pelo vereador Ricardo Gordo (PSB), estabelece que a Administração Pública e o Poder Legislativo deverão divulgar anualmente um calendário com todas as datas de feriados nacionais, estaduais e municipais, além dos pontos facultativos previstos.
Segundo o texto do projeto, essa divulgação deverá ocorrer com pelo menos 30 dias de antecedência ao início do ano seguinte, garantindo que servidores públicos, empresas e a população em geral possam se planejar com maior previsibilidade. O documento ainda prevê que a Prefeitura poderá alterar ou excluir datas de ponto facultativo por meio de decreto, desde que haja ampla divulgação das mudanças.
Na justificativa do projeto, o vereador Ricardo Gordo destaca que a ausência de um calendário definido previamente gera transtornos para servidores, cidadãos e o comércio local. “A divulgação intempestiva dos pontos facultativos causa grande prejuízo ao planejamento dos órgãos da administração pública e da comunidade, que muitas vezes só toma conhecimento da interrupção do atendimento ao chegar ao local”, argumenta o parlamentar.
Ainda de acordo com a justificativa, a falta de previsibilidade também afeta a economia da cidade. O comércio local pode sofrer prejuízos porque muitos clientes de municípios vizinhos programam suas visitas à cidade para resolver questões de saúde e compras em uma única viagem. A ausência de informações claras sobre o funcionamento dos serviços públicos pode desestimular essas visitas e impactar negativamente o fluxo comercial.
“Espero que nossa proposta ganhe apoio entre os colegas parlamentares, pois vejo essa medida como um avanço na organização administrativa e no atendimento ao público. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Vitória da Conquista poderá adotar uma gestão mais transparente e eficiente dos feriados e pontos facultativos, beneficiando tanto os servidores quanto a população e o setor comercial da cidade”, afirmou Ricardo Gordo.
Fonte: CamaraVC
A jornalista Wanda Chase, faleceu na madrugada desta quinta-feira (3), em decorrência de complicações de uma cirurgia, aos 74 anos. Nascida em Manaus (AM), Wanda fez história no jornalismo baiano e era uma referência na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia
Ela estava internada no Hospital Teresa Lisieux, em Salvador, desde terça-feira (1º). Na manhã de quinta, foi diagnosticada com um aneurisma dissecante da aorta e precisou passar por uma cirurgia de emergência, mas não resistiu. O sepultamento será no Cemitério Campo Santo, mas o dia ainda não está confirmado.
Conhecida pelo carinhoso apelido de “Wandinha” entre os amigos, chegou a ser condecorada como cidadã soteropolitana e estava prestes a receber o título de cidadã baiana, mas, por causa de sua saúde, a homenagem foi desmarcada. Ao longo de sua carreira, brilhou por muitos anos nas telas da TV Bahia, afiliada da TV Globo, levando informação e cultura ao público. Foram mais de duas décadas de dedicação ao jornalismo na Rede Bahia, além de passagens por outros estados, como Pernambuco, onde trabalhou na TV Globo Nordeste.
No perfil da jornalista no Instagram, a família Chase lamentou com pesar a perda da irmã, tia e tia-avó, ressaltando sua trajetória como uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia.
“Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência. Na vida a Wanda amou tudo que fez e nosso amor por ela é para sempre”, diz trecho da publicação.
Nascida no Amazonas, Wanda Chase construiu uma carreira exemplar no jornalismo, passando por importantes veículos de comunicação, como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, Tv Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e por último, a convite, por 27 anos na Tv Bahia.
Além de sua destacada atuação como repórter, editora, colunista e apresentadora, Wanda Chase foi uma militante incansável do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes.
Mesmo após sua aposentadoria, Wanda, continuou ativa, escrevendo sua coluna “Opraí Wanda Chase” no Portal IBahia e trabalhando em projetos como um podcast “Bastidores com Wanda Chase” e um livro sobre a axé music.
Wanda nasceu em Manaus, capital do Amazonas, e também morou no Recife por muitos anos antes de se mudar para Salvador. Adotou a Bahia como sua terra e foi igualmente adotada pelo povo baiano, conquistando o carinho e respeito de colegas e telespectadores.
Além de sua atuação no jornalismo, Wanda era evangélica, fato que surpreendia muitos que a conheciam apenas por seu trabalho na comunicação. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na militância pelas causas raciais, áreas em que atuou com paixão e dedicação.
Familiares, amigos e admiradores lamentam a perda e prestam homenagens à jornalista, cuja trajetória servirá de inspiração para as futuras gerações.
Fonte: BNews
Ver essa foto no Instagram
O Point do Rock 2025 fez história não apenas como um grande evento musical, mas também como um símbolo de solidariedade. Durante os dois dias de festival, foram arrecadadas 2 toneladas de alimentos, que beneficiaram diversas instituições.
Uma parte das doações foi destinada ao IDAC, sendo entregue ao Projeto Sopão Solidário, no Bairro Renato Magalhães, e à Associação Casa de Convivência Eterna Família, que acolhe idosos. A outra parte foi direcionada, através do Point do Rock ao Projeto Bahia sem Fome, reforçando o compromisso do evento com causas sociais.
Realizado nos dias 15 e 16 de março, em Vitória da Conquista, o Point do Rock 2025 contou com a realização do Point do Rock, em parceria com o IDAC. O evento teve o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiagás e da Sufotur, além do apoio da deputada federal Alice Portugal e do deputado estadual Fabrício Falcão.
Com música, energia e um propósito maior, o Point do Rock provou que o rock também é sinônimo de união e solidariedade.
Banda Cacau com Leite prepara novidades para o São João, revela AryPB
O cantor AryPB, da banda Cacau com Leite, conversou com Maciel Jr e adiantou algumas novidades para o São João deste ano. Conhecida por seus sucessos que embalam os forrozeiros em toda a Bahia, a banda promete um repertório especial para animar os festejos juninos.
Com uma trajetória marcada por hits que fazem parte da tradição do forró baiano, Cacau com Leite segue conquistando o público com sua musicalidade envolvente. Segundo AryPB, os fãs podem esperar surpresas e novas canções que reforçam a identidade do grupo e celebram a cultura nordestina.
Os detalhes da programação e os locais onde a banda se apresentará serão divulgados em breve, mas a expectativa já é grande entre os admiradores do forró autêntico que marca o São João da Bahia.