Postado por Daniel Morais em 05 de mar de 2018
O Hospital Municipal Esaú Matos confirmou a transferência da criança na noite de ontem à noite (4) para a capital baiana
Na última sexta-feira (2), uma criança foi diagnosticada no Hospital Municipal Esaú Matos com quadro de meningite.
A pequena Ana Luiza de apenas dois anos seguia internada isolada no hospital e seus pais buscavam uma transferência urgente para uma Unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Destaca-se que a equipe médica do hospital seguiu o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para tais casos.
De acordo com a secretaria a UTI mais próxima se encontrava no Hospital Geral de Vitória da Conquista, porém, a vaga foi disponibilizada no Hospital Irmã Dulce, em Salvador.
O Hospital Municipal Esaú Matos confirmou a transferência da criança na noite de ontem à noite (4) para a capital baiana.
Meningite
A meningite é uma inflamação da membrana que recobre o cérebro. É uma doença contagiosa que pode ser grave e que aparece e piora de repente. Existem diversos tipos de meningite. Os dois principais são a meningite viral e a bacteriana.
A meningite viral é a mais comum, e costuma ser menos grave (costuma ir embora em até dez dias, sem deixar sequelas). Já a forma bacteriana é menos frequente que a viral, mas pode levar à morte e a sequelas graves se não for tratada logo.
Sintomas e causas da meningite em crianças e bebês
Nas crianças pequenas, os sintomas são: febre, rejeição à comida, irritabilidade, sonolência, vômitos, enquanto que nas crianças maiores podem ter cefaléia intensa, problemas oculares, além da irritabilidade, sonolência e vômitos. Observam-se convulsões em 40% dos casos.
A meningite é causada por uma bactéria que se propaga ao cérebro da criança através do sangue. A criança pode adquirir a doença após ter tido uma infecção em outra parte do corpo, como o ouvido, nariz ou a garganta. Pode também pode adquirí-la depois de sofrer uma lesão na cabeça.
Essas bactérias podem ser transmitidas de uma pessoa a outra. Quanto à outra meningite, diferentes vírus podem causá-la. Os vírus mais comuns entram através da boca, multiplicam-se no corpo e eliminam-se através das fezes. As mãos sujas podem levar o vírus e passá-lo a outra pessoa. Os vírus que causam meningite asséptica podem ser transmitidos até semanas depois de passada a infecção.
Fonte: Mega Rádio