Postado por Verônica Ferraz em 22 de jan de 2024
Leia na íntegra a denúncia que chegou até a nossa equipe de reportagem:
“Aos Senhores Governantes de Vitória da Conquista, Eu, Cidadã Conquistense, usuária do serviço de saúde publica, venho através dessa, explanar a minha indignação e insatisfação com a situação que está acontecendo com A fundação de Saúde de Vitória da Conquista (HOSPITAL ESAU MATOS) – Desde do mês de Dezembro encontra-se com o serviço de radiologia parcialmente suspenso. (Restringindo os atendimentos, apenas aos pacientes de UTI, SENEO E SEMI).
Devido um de seus equipamento (processadora de filmes radiológicos) está necessitando de manutenção.
A fim de não parar o serviço 100% conseguiram com a UPA, 01 placa para a realização dos exames. Sendo assim, os funcionários técnicos em radiologia realiza-se o exame na Fundação e em seguida retornam para UPA para processar a imagem. Um trajeto que apesar de curto, mas é muito cansativo devido a várias idas e vindas a outra unidade.
E muito desumano, tanto para os profissionais, quanto principalmente para a população carente que depende desse serviço que é essencial e necessário no setor Pronto Atendimento (PA) para um diagnóstico de crianças, que muitas vezes não tem condições de se deslocarem para outras unidades de saúde, retornando para casa. O que poderá agravar o seu quadro de saúde.
Portanto, faz necessário que os nossos governantes nos ajude nessa situação e faça valer e cumprir o que diz a Constituição Federal em Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”