No Brasil contemporâneo, a Universidade e o que ela representa encontram-se sob ameaça. Quem o faz são setores refratários às mudanças na sociedade, que reagem a elas e estimulam o medo e ódio ao que é novo e ao que lhes parece diferente. O resultado desta posição é a manutenção dos problemas e impasses existentes em nosso modo de vida e uma visão negativa justamente sobre a Universidade, instituição criada com o objetivo de produzir ciência e conhecimento para a superação de situações que limitam o desenvolvimento humano e social e cuja essência é, por isso mesmo, intrinsecamente transformadora. Por conseguinte, aqueles que atualmente atacam o ensino superior público colocam-se como barreiras às transformações necessárias à solução das contradições que afetam a vida em sociedade e as relações desta com a natureza.

➡️ Nos últimos anos os defensores desta posição reacionária conquistaram o poder político na esfera federal. O discurso oficial passa então a pautar-se pelo negacionismo, ataques à ciência e pela profusão de discursos que recusam as evidências da realidade. Outras ações expressam os ataques do Governo Federal à Universidade e Institutos Federais, como por exemplo, perseguição e ameaças a cientistas, cortes no orçamento para as instituições e desmonte de políticas sociais destinadas e entrada e permanência de estudantes no ensino superior. Urge, portanto, que a Universidade discuta este cenário e reflita sobre estratégias de resistência a estes ataques.

➡️ Com esta tarefa em foco, a Reitoria da UESB e o LEMarx convidam então toda a comunidade universitária para debater este cenário com a mesa “Universidade Brasileira, Ciência e Projetos de Sociedade: o que está em disputa nas eleições 2022”, com participação do *Magnífico Reitor da UESB, Prof. Dr. Luiz Otávio de Magalhães* e da *Profa. Dra Sofia Manzano*, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCSA. O evento *ocorrerá no dia 18 de outubro, 19h, no Teatro Glauber Rocha, Campus de Vitória da Conquista*.

➡️ A presença de toda a comunidade é fundamental para marcar a defesa do ensino superior público, de caráter popular, com acesso e permanência universais.

*Não é necessário inscrição prévia para obtenção do certificado!*