Postado por Redação Brasil em 25 de jul de 2019
O mais tradicional palco do esporte conquistense, ao contrário do que muito se imagina, é o Estádio Edvaldo Flores. Localizado no Alto Maron, o local ainda respira o futebol dos anos 50, época de ouro dos clubes amadores da cidade, mesmo após sua última reforma entre os anos de 2013 e 2015.
O Edvaldo foi fundado em 1956, de lá para cá, o acanhado estádio, de capacidade para 1.200 espectadores (sentados) viu vários jogadores passarem por lá, mas ainda não viu uma reforma que o revitalizasse como merece.
Em 2015, na sua reinauguração, o gramado sintético encheu os olhos dos desportistas por causa da novidade, mas não os abriu para as melhorias que faltavam e ainda faltam.
Os vestiários necessitam de atenção, ficaram parados no tempo. Os postes de iluminação, que hoje não iluminam absolutamente nada, se tornaram a principal queixa dos desportistas já que o equipamento não cumpre muito bem a sua função em jogos noturnos, mas ainda não há nada que me chateie mais do que o total e completo esquecimento com os profissionais de imprensa.
Todos sabemos que os clubes profissionais do interior não têm um calendário tão grande e vasto como os gigantes das capitais. Em abril, após o Baianão, o torcedor conquistense mais raiz, passa a acompanhar mesmo é o Campeonato Municipal e da mesma forma, a imprensa esportiva local. Mas como uma emissora de rádio poderia transmitir os jogos sem ter cabine e pior ainda, sem eletricidade disponível naquelas tomadas próximas a lateral do campo? Algo que não foi pensado.
E temos muitas coisas ainda a se observar: gramado já prejudicado pela quantidade absurda de jogos e treinos todos os dias (e o dia todo), a falta de cobertura para a arquibancada – já que temos alguns jogos às 11 do domingo e ficar no sol nesse horário é de lascar – enfim, o resumo da ópera: gastaram 2 milhões de reais em um estádio que ainda necessita de investimentos e ninguém move uma palha. A pergunta que fica: Oh, e agora quem poderá nos defender?
DOIS PONTOS:
PONTO 1:
A semana da Libertadores tinha tudo pra ser boa para os brasileiros. Empates fora de casa de Cruzeiro e Palmeiras, vitória do Inter, mas os rubro-negros (cariocas e paranaenses) estarão de cabeça inchada até os jogos de volta. Tomara que o Grêmio consiga um bom resultado na noite desta quinta.
PONTO 2:
Começaram os Jogos Pan-americanos de Lima. Alguém sabia disso? 9 em cada 10 brasileiros provavelmente não, porque ninguém da emissora maior deu o devido destaque…
Esta coluna volta antes que o Edvaldo se torne uma arena multiuso no Alto Maron.
*Igor Novaes é jornalista, colunista de esportes do Redação Brasil, narrador e apresentador.