Postado por Verônica Ferraz em 13 de abr de 2020
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, falou na manhã desta segunda-feira (13), sobre o avanço do coronavírus em Salvador.
Com 362 casos confirmados na capital baiana, o gestor da pasta disse estar preocupado com a proliferação da doença nos bairros populares. Segundo ele, o foco é tirar as pessoas das ruas e oferecer a máscara, equipamento de proteção importante neste momento.
“Temos observado nas duas últimas semanas uma taxa de crescimento em Salvador menor do que o previsto. Temos o aumento em regiões específica. Em bairros populares, está acima da média e nos preocupa. As pessoas vivem em habitações menores com concentração maior e a taxa está superior ao esperado. A gente precisa intervir nos bairros em vários pontos. Primeiro retirar as pessoas das ruas. Estamos vendo as pessoas tomando cerveja, jogando dominó. Segundo temos que dar máscaras para essas pessoas. É preciso um esforço do poder municipal para segurar o crescimento”, afirmou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.
Vilas-Boas admitiu que está acontecendo um afrouxamento no isolamento social, que pode ser importante para evitar o contágio. O secretário se mostrou solidário em relação a dificuldade de se manter em quarentena, mas pediu o esforço da população neste momento.
“Tem havido um relaxamento. As pessoas começam a ficar saturadas de ficar em casa. É um esforço psicológico muito grande, principalmente quem não tem uma casa espaçosa. É muito difícil, mas é preciso que a gente consiga viabilizar formas de conter o contato. Recomendo fortemente que faça um esforço, que adquira uma máscara”, indicou.
Sobre o aumento de casos no Sul da Bahia, o secretário reiterou o alerta. No momento, cidades como Ilhéus e Itabuna, que são as principais da região, somam 60 casos, de acordo com o último boletim da Sesab.
INFORMAÇÕES: Bahia Notícias.