Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada remotamente na manhã desta sexta-feira, 16 , o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Luciano Gomes (PCdoB) fez uma avaliação dos primeiro semestre de trabalho da Casa do Povo no ano de 2020. “Estamos chegando ao final de mais um semestre com muitos resultados positivos”, disse Gomes. “Entre eles, a aprovação do Finisa”, destacou.

O presidente da Câmara destacou a importância da atuação da Câmara para garantir o máximo de transparência na aplicação dos recursos oriundos do programa de Financiamento à Insfraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal. “É mérito da Câmara de Vitória da Conquista por ter aprovado esse projeto, debatido à exaustão. A Câmara consultou a Caixa, os técnicos, pediu informações à prefeitura, buscando cumprir o seu papel”, lembrou Gomes, ressaltando a responsabilidade com a qual os parlamentares conquistenses atuam.

Luciano elencou algumas das obras que serão realizadas, graças à aprovação da Casa.
• Pavimentação das ruas do Conjunto da Vitória;
• Reforma do Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão);
• Reforma do Ginásio de Esportes Raul Ferraz;
• Pavimentação de ruas do Nossa Senhora Aparecida;

“São bairros carentes que precisam de ação do poder público e nós entendemos que a prefeitura não teria recursos próprios para executar todas essas obras”, explicou Gomes sobre o porquê de o Legislativo Municipal autorizar a obtenção desse crédito junto à Caixa. “Foram os vereadores que entenderam a necessidade da população em receber essas obras de infraestrutura nesses bairros tão carentes”, complementou.

Semestre difícil – Luciano Gomes explicou que o primeiro semestre desse ano foi de dificuldades, mas apontou que não faltou dedicação da Casa do Povo. “Esse semestre foi difícil, mas não faltou dedicação dos 21 vereadores, cada um com seu estilo, seu jeito de legislar, fazer política, com atuação forte em defesa da vida”, apontou ele.

Ele apontou que um dos grandes prejuízos foi a restrição do acesso da população ao prédio da Câmara devido à pandemia de coronavírus. “A Câmara fez o seu papel de fazer o isolamento, restringiu o acesso do público para preservar os funcionários desta Casa, sobretudo àqueles do grupo de risco para que pudessem ficar em suas casas para se proteger”, disse Luciano.

Ele lembrou que a Câmara tem atuado intermediando diálogos entre a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a sociedade e também com o Governo do Estado. “A Comissão de Combate à Covid-19 tem trabalhado e tem dado resultado. Essa comissão está trabalhando em busca de amenizar os efeitos da Covid-19 em nossa cidade”, analisou Gomes.

Segundo semestre – Luciano já adiantou também os projetos a serem implementados já neste segundo semestre:
• Energia solar no prédio da Câmara;
• Rádio Legislativa.

O presidente Luciano explicou que a expectativa da Mesa Diretora da Casa é dar à Câmara melhores condições para racionalização do uso das verbas públicas e ainda mais transparência, com mais um instrumento de diálogo da Câmara com a população conquistense. “Devolvemos mais de R$ 410 mil, frutos da economia da Câmara Municipal em 2019. A maior devolução da história da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Isso é fruto da economia que nós temos implantado na gestão da Casa do Povo”, detalhou o presidente.  “Vamos estar concluindo as licitações para a implantação da rádio, da energia solar e, assim, mostrar à sociedade conquistense cada vez mais transparência, compromisso com a população, e cada vez mais informação”, finalizou Luciano, que agradeceu a todos os colegas vereadores o apoio na gestão da Casa do Povo, com transparência, honestidade e respeito à população.
*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.
Fonte:  ASCOM/CMVC