A quinta pesquisa Ibope desde o início da campanha eleitoral mostra a estabilidade do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, na liderança, mantendo os 28% das intenções de voto registrados na semana passada, e o contínuo crescimento de Fernando Haddad (PT), que subiu mais três pontos percentuais e agora aparece com 22%.

Ciro Gomes (PDT) manteve os 11% e viu a distância para os dois adversários à sua frente aumentar ainda mais. O pedetista está em empate técnico com o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que oscilou um ponto para cima e marcou 8%. Marina Silva (Rede) continua em sua trajetória de queda e oscilou negativamente mais um ponto, aparecendo com 5% das intenções de voto.

Desde a primeira pesquisa da série, em 20 de agosto, Haddad saltou 19 pontos percentuais: de 4% para 23%. Bolsonaro subiu oito pontos, de 20% para 28%, e vinha crescendo constantemente em todos os levantamentos desde então, mas a trajetória foi interrompida agora.

Veja os números da pesquisa:

Jair Bolsonaro (PSL) – 28%

Fernando Haddad (PT) – 22%

Ciro Gomes (PDT) – 11%

Geraldo Alckmin (PSDB) – 8%

Marina Silva (Rede) – 5%

Álvaro Dias (Pode) – 2%

João Amoêdo (Novo) – 3%

Henrique Meirelles (MDB) – 2%

Guilherme Boulos (PSOL) – 1%

Vera Lúcia (PSTU) – 0%

Cabo Daciolo (Patriota) – 0%

João Goulart Filho (PPL) – 0%

José Maria Eymael (DC) – 0%

Brancos e nulos – 12%

Não sabem ou não respondeu – 6%

REJEIÇÃO

A rejeição de Bolsonaro subiu quatro pontos e chegou a 46%, enquanto a quantidade de eleitores que afirmam não votar em Haddad “de jeito nenhum” oscilou um ponto para cima e chegou a 30%. Veja os números:

Bolsonaro: 46%

Haddad: 30%

Marina: 25%

Alckmin: 20%

Ciro: 18%

Meirelles: 11%

Cabo Daciolo: 11%

Eymael: 11%

Boulos: 11%

Vera: 10%

Alvaro Dias: 9%

Amoêdo: 9%

João Goulart Filho: 9%

Poderia votar em todos: 2%

Não sabe/não respondeu: 7%