Postado por Redação Brasil em 17 de abr de 2018
Morreu nessa madrugada, 17, aos 84 anos, a professora Alvineia Cavalcanti Silva, esposa de Jadiel Matos, ex-prefeito de Vitória da Conquista e ex-deputado estadual, morto em 1998. Da união com Jadiel Matos, nasceram os filhos Telma, Péricles e Selma, além de Jedaias e Fabiano, adotados pelo casal. O velório terá início às 10h, na Capela do Cemitério Parque da Cidade e às 15h acontecerá um culto. O enterro está marcado para as 16h dessa terça-feira.
A trajetória de Alvineia foi marcada pelo forte envolvimento nos movimentos políticos e sociais de Vitória da Conquista até o início dos anos 2000, especialmente nas áreas de política e de educação: lecionou no Colégio Batista Conquistense, criado em 1964 e extinto no início da década seguinte, foi o primeiro a organizar uma banda marcial e uma biblioteca, esta aberta à comunidade, uma novidade na época; participou de quadros partidários; foi do corpo administrativo da Faculdade de Sociologia e Política, fundada em 1965, cuja criação foi inspirada pelo desejo de instituir o ensino superior em Vitória da Conquista; foi diretora do Instituto de Educação Euclides Dantas, a popular Escola Normal; e foi candidata a vice-prefeita, ao lado de Raul Ferraz, nas eleições municipais de 1992, pela coligação PMDB e PDT, que ficou em segundo lugar. Pesquisadores sobre a história conquistense a destacam como uma líder que representou o voto feminino e do professorado.
Neste momento de dor, toda equipe do Redação Brasil presta condolências e se solidariza com os familiares, amigos e toda comunidade, enlutados pela grande e irreparável perda.