Ilza Matos

Vitória da Conquista está de luto com a morte de uma de suas mais importantes personalidades públicas, a ex-vereador Ilza Vieira Matos, primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Parlamentar quando os mandatos não eram remunerados, Ilza Matos atuou num momento histórico em que fazer política exigia, sobretudo, coragem. Isto porque o Brasil era governador por um regime militar e ela fazia oposição ao governo. Ilza era viúva do Dr. Reubi Matos e mãe de Reuber Matos (coordenador municipal de Agricultura), Marcio Matos, Euzane Matos e Reilson Matos (in memorian). Também deixa netos e e duas bisnetas.

Homenagem: A ex-vereadora Ilza Matos, homenageada na sessão especial realizada em 28 de maio de 2010, afirmou que é com saudade e emoção que retorna à Câmara, local onde fez grandes amigos. Matos fez um resgate histórico do Legislativo, desde a época em que o prédio histórico dividia o espaço com a Justiça do Trabalho.

Ressaltou sua atuação enquanto parlamentar, numa época em que não era tão comum a presença de mulheres na política. Agradeceu o apoio que teve de mulheres que, nas décadas de 1970 e 1980, apoiaram as campanhas eleitorais de Matos. A homenageada lamentou o número reduzido de vereadoras nas últimas legislaturas.

Matos salientou que foi vereadora numa época em que os mesmos não recebiam remuneração e trabalhavam pelo amor à vida pública. Ressaltou suas ações enquanto parlamentar, sempre na luta pela construção de uma Vitória da Conquista mais justa e igualitária.

Em seu discurso, prestou homenagem ao ex-prefeito Jadiel Matos, um dos responsáveis pela sua entrada na vida política. Agradeceu os vereadores Luciano Gomes e Ademir Abreu pela placa em reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento de Conquista.

Biografia

Ilza Viana Matos nasceu no dia 31 de março de 1937, na cidade de Salvador. Mudou-se para a Vitória da Conquista em 1960 para trabalhar como dentista, perita do INSS e professora do Instituto de Educação Euclides Dantas. Foi eleita pela primeira vez em 1972, assumindo a legislatura de 1973 a 1976, na gestão do então prefeito Jadiel Matos. Foi a primeira mulher a ser presidente da Câmara. Política atuante, foi reeleita por mais duas vezes, atuando como parlamentar até 1988. Nos três mandatos que exerceu, Ilza ocupou a presidência da Câmara pelo período determinado pelo Regimento Interno da Casa. Sua vida pública foi marcada pela competência, seriedade e postura ética diante da responsabilidade em representar a população conquistense no Legislativo municipal.