Postado por Daniel Morais em 17 de jun de 2018
Ele estava internado no Hospital Teresa de Lisieux, no bairro do Itaigara, em Salvador, após sofrer um infarto
Morreu na madrugada de hoje (17) o construtor de trios elétricos Orlando Campos de Souza, conhecido como Orlando Tapajós, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Teresa de Lisieux, no bairro do Itaigara, em Salvador. Na última segunda-feira (11), o carnavalesco havia dado entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade após sofrer um infarto.
Orlando Tapajós desfilou pela primeira vez no Carnaval de Salvador em 1956, durante a folia no bairro de Periperi. De lá para cá, ele iniciou a evolução dos trios que são internacionalmente conhecidos até hoje.
Presidente da Associação Baiana de Trios Independentes (ABTI), Paulo Leal, comunicou o falecimento e falou sobre o legado deixado por Orlando Tapajós. “A ABTI e toda comunidade carnavalesca está de luto e lamenta profundamente a perda do grande carnavalesco e ícone da história da Bahia e do Brasil. Estamos auxiliando a família em todos os procedimentos para o sepultamento e, em breve, informaremos o horário e local”, disse.
Nota de pesar do governador Rui Costa pelo falecimento de Orlando Tapajós.
“É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Orlando Tapajós, uma das personalidades baianas que mudaram a forma de se fazer Carnaval na Bahia e no Brasil. Quero me solidarizar, em meu nome, da primeira-dama e de todos os baianos, com os familiares e amigos de Orlando Tapajós, nesse momento de dor e sofrimento. Expresso meus sentimentos de luto e pesar pela perda de uma figura tão importante para a história do Carnaval baiano”. Rui Costa, governador da Bahia.