Encontro afinado de gerações desemboca num delicioso passeio entre clássicos e novas canções do movimento Axé Music

Em formato intimista, com cada artista portando apenas seu violão e voz, o espetáculo “Luiz Caldas & Saulo” é um encontro afinado e primoroso de gerações da música da Bahia. De um lado Luiz Caldas, que traz na sua história a criação do movimento Axé Music; do outro Saulo, herdeiro de toda a bagagem dessa fusão rítmica que, não à toa, vem se destacando como um dos artistas mais notórios da Axé Music atualmente. No próximo sábado (4), os artistas se apresentam no Centro de Convenções Divaldo Franco, às 20h30, com ingressos à venda na Banca Central, Point do Ingresso, Central de Ingressos e Loja Skyler.

O formato intimista para canções que têm a potência para arrastar multidões no Carnaval já é uma curiosidade para os ouvidos. Ali, cada um no seu banquinho, o que se descortina é um desfile de grandes clássicos e também canções mais recentes, num repertório capaz de disparar uma memória afetiva musical que faz da sequência das canções uma sucessão de boas surpresas, suspiros e aplausos.

Estão lá alguns hinos de Luiz Caldas, que ganham ainda mais força quando interpretados pelo vozeirão do próprio criador, comoMagiaÉ Tão BomAjayô, Acordes Verdes e Flor Cigana. Do baú de composições de Saulo – que se define como músico louco, baiano, lúdico e que acredita, sobretudo, no amor -, entram a adorada e aplaudida Raíz de Todo Bem, e também Sol em FestaAnjo,Leve-me ao mar e Floresça, sempre cantadas em coro nos seus shows.

Do legado inventivo de outros compositores, foram escolhidas músicas que entram no espetáculo como homenagens e também como tesouros eleitos pelos artistas que ali estão. E assim o repertório ganha pérolas como Mimar Você (Alain Tavares e Gilson Babilônia para a Timbalada), Zanzibar (Cor do Som), Esquadros (Adriana Calcanhoto), Lua dos Amantes (Moraes Moreira e Pepeu Gomes),Cara a Cara (Caetano Veloso), entre outras num total de 19 músicas.

Uma delas, Frenesi, inspirou a idealização do espetáculo, cuja estréia aconteceu em Salvador (BA) em outubro do ano passado.Frenesi é uma canção de Ademar Furtacor, compositor e tecladista baiano que se destacou na década de 80 ao som dessa e de outras canções de sua autoria. O músico está afastado dos palcos desde 2010 por motivos de saúde e ano passado declarou publicamente sua dificuldade em custear os exames do seu tratamento. Foi quando Luiz Caldas e Saulo se uniram para fazer um show beneficente em prol da sua saúde e assim nasceu “Frenesi pra Ademar: Luiz Caldas & Saulo”, espetáculo que, de tão aplaudido, agora percorre outros palcos do Brasil.

SERVIÇO:

Espetáculo: Luiz Caldas & Saulo

Sábado, 4 de maio

Local: Vitória da Conquista – Centro de Convenções Divaldo Franco

Horário: 20h30

Ingressos: 40 reais