No discurso, o gestor soteropolitano disse que a sigla passa a viver “um novo momento”

Aos gritos de “governador”, em uma plateia formada por integrantes do DEM e de partidos de centro, como PP e PR, o prefeito de Salvador, ACM Neto, foi conduzido à presidência nacional da legenda. No entanto, ele preferiu não dedicar o pronunciamento à própria empreitada, que agora deve ser anunciada, segundo ele, até 7 de abril – antes o prazo era 15 de março.

No discurso, o gestor soteropolitano disse que a sigla passa a viver “um novo momento” a partir do seu comando. “Um Democratas que se refunda, que dá um passo para ser o mais importante, aguerrido e qualificado partido de todo o Brasil. […] O Democratas vai abrir as portas para receber jovens de todo o Brasil. […] Nesse dia de hoje, tenho a responsabilidade de transmitir o sentimento desse novo DEM, e é o que vou fazer. Vocês vão ter a oportunidade de ver que construímos um manifesto, que é um pacto com o Brasil e com os brasileiros. Aí está inserido o nosso compromisso maior”, prometeu Neto.

De acordo com ele, um dos desafios da agremiação é mostrar à população que “o principal objetivo” da política “é transformar a vida das pessoas”. “Rejeitamos os extremismos, os estrelismos e os populismos. Acreditamos em um sistema liberal e humanista, o papel regulatório do Estado, desde que não sufoque os empresários. Combater o flagelo das drogas e violência, que hoje atinge os jovens. A grande vítima é o jovem negro, pobre e morador da periferia. Vamos juntos propor mecanismos mais eficientes para defender e apoiar os segmentos mais frágeis. Vamos fazer da educação um verdadeiro instrumento de cidadania. Sem educação, a criança pobre jamais vai poder crescer na vida”, pontuou.

No Dia Internacional da Mulher, o prefeito também fez um aceno às causas feministas. “Quero reafirmar o compromisso de combater qualquer forma de preconceito contra a mulher brasileira. Se elas têm os mesmos deveres dos homens, os direitos têm de ser iguais”, declarou.

O novo comandante do DEM também voltou a fala à reafirmação dos conceitos ideológicos do partido, que defende a “livre iniciativa”. “É fundamental viabilizar saúde digna, principalmente para quem não pode pagar plano privado. Vamos incentivar a economia e os setores produtivos, não por sermos submissos ao mercado, mas por essa ser a melhor maneira de gerar riquezas. Defendemos a redução da máquina tributária e a promoção da descentralização da renda para estados e municípios”, afirmou.

Sobre a possibilidade de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disputar o Palácio do Planalto, ACM Neto apostou que a agremiação vai ter um papel de “protagonismo”. “Estamos prontos para colocar em prática nossas ideias para o país. O DEM se sente preparado para indicar um candidato. Neste momento no Brasil, não há um quadro mais preparado do que Rodrigo Maia para presidir o país. […] O Brasil está cansado de candidato fabricado em estúdio de TV. Queremos alguém sério, de palavra. Por isso que convocamos toda a militância do DEM para irmos juntos”, clamou.

Fonte: Metro 1