Postado por Daniel Morais em 26 de mar de 2019
O prefeito Herzem Gusmão embarcou nesta tarde em um voo da Azul com destino a Salvador. Com ele, uma comitiva incluindo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Marcos Antônio de Miranda Ferreira, o secretário de Comunicação, Diego Gomes, e o assessor Gildásio de Carvalho. Missão na capital baiana: fazer um périplo em diversos órgãos de comunicação, para falar de sua administração em Vitória da Conquista.
Herzem vai visitar a Rede Bahia, e deverá ser entrevistado na Rádio Bahia FM; a Rede Bandeirantes, com agenda na TV Band e na Band News FM; TV Itapoan (da Rede Record), podendo ser entrevistado pelo jornalista José Eduardo Alves, o Bocão, editor do Blog BNews e do programa Se Liga Bocão; Rádio Metrópole, com bate papo com Mário Kerstész, e a TV Aratu, entre outros.
Segundo pessoa que apoia o prefeito de Vitória da Conquista ele teria sido aconselhado a adotar essa estratégia, como forma de iniciar o processo de reversão dos índices de impopularidade de sua gestão, considerados temporários por colaboradores e seguidores. Nos últimos dias, Herzem havia diminuído o ritmo de entrevistas à imprensa local e evitado falar muito em público, principalmente depois do discurso feito na Jornada Pedagógica em que propôs diálogo com o sindicato dos professores, com quem mantém uma rusga de muito tempo, anunciou a adesão à policlínica regional, alvo de críticas contundentes durante meses, e chegou a elogiar o ex-prefeito Guilherme Menezes (PT), seu principal adversário político.
Não dá para saber como entrevistas dadas a blogs e programas da rádio da capital atendem com eficácia à necessidade de reorientação e intensificação da comunicação do governo municipal, mas, aliados ouvidos pelo BLOG dizem que a iniciativa do prefeito é válida, porque, disse a fonte, que pediu para preservar a sua identidade, o prefeito faz uma boa gestão, mas a divulgação não faz jus ao trabalho realizado. As entrevistas, acredita, podem surtir o efeito esperado. “Depende do que ele vai dizer e da repercussão que será dada a essas entrevistas. Mas, é um passo, só não pode ficar parado”, avaliou.
Como a Secretaria de Comunicação não informa a agenda do prefeito e nem antecipa pautas, não dá para saber se as conversas de Herzem com parte da imprensa de Salvador terão um tema em especial e se ele terá outras atividades políticas e de governo na capital ou se apenas se trata de um investimento em divulgação. A Secom também não disse nada sobre custos, se a prefeitura pagará pelos espaços ou se são cortesias, tendo apenas como despesa para o município as passagens, a hospedagem e as diárias da comitiva, que, no caso serão todas no mesmo valor da do prefeito, como definido em documento legal. Com informações do Blog de Giorlando Lima