Com o objetivo de celebrar a Independência do Brasil na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, nesta sexta-feira (2), às 18h, o II Desfile Virtual 2 de Julho: o herói é o povo. A live será transmitida pela TV Educa Bahia e, também, no . O evento desenvolvido no formato de talkshow contará com informações históricas referentes ao processo de independência da Bahia e sua importância na construção da unidade nacional.

Além do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, a programação contará com a participação de diversos convidados especiais. O jornalista Emiliano José fará um relato sobre o processo histórico que culminou no 2 de Julho; o ator Jackson Costa recitará a poesia de Castro Alves “Ao povo o poder”; o Coral de Ipiaú cantará a música “Raiz de todo bem”; e haverá um dueto de dança com um professor e um aluno do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú. Também ocorrerá uma interpretação teatral com alunos e atores de Buerarema; apresentação do Grupo de Capoeira e Samba de Roda de Buerarema com música cantada pelo ator Aglei, de Ipiaú; apresentação da “Aquarela do Brasil” com a Orquestra Neojiba; depoimentos da comunidade indígena Tupinambá e de especialistas; dentre outras apresentações.

Como parte da programação alusiva à data, também será realizada uma live de apresentação da revista elaborada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), em homenagem ao professor Dr. Luiz Henrique Dias Tavares, no dia 12 de julho, às 15h, no YouTube, com a participação de autores dos artigos.

Fonte: Ascom/SEC