Novo Paraiso
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0526 (1)
CORTINA E CIA COLCHÕES

O vereador Adinilson Pereira Nascimento, do Movimento Democrático Brasileiro, de 53 anos, acaba de sair do Centro Cirúrgico do Hospital São Vicente de Paulo após realizar procedimentos programados. Conforme as informações passadas pelo edil , as intervenções aconteceram na manhã desta quinta-feira (11). Ainda não há previsão de alta hospitalar.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (13), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Adinilson Pereira (MDB) ressaltou que Lagoa das Flores está na lista de bairros que concentram o maior número de casos confirmados de COVID-19. O parlamentar pediu uma ação mais enérgica da Secretaria Municipal de Saúde na localidade. Ele voltou a defender que o prédio onde funcionaria uma fábrica de temperos seja transformado em unidade de saúde. Para Pereira, é uma forma de reforçar as ações de combate ao novo coronavírus.

O edil parabenizou a gestão municipal pelas ações de enfrentamento à pandemia. Ele afirmou que a situação conquistense, apesar de grave, se difere de outros municípios, onde os casos aumentam rapidamente. Em sua fala, Adinilson agradeceu à Prefeitura Municipal também pelas ações de limpeza e melhorias em vias e em iluminação na região de Lagoa das Flores e Choça.

O vereador alertou para o aumento dos casos de dengue em Lagoa das Flores e pediu a prefeitura o envio do carro fumacê e outras medidas para aplacar a situação.

Ele ainda parabenizou os profissionais de enfermagem pelo seu dia, festejado no último dia 12 de maio. Adinilson também parabenizou a esposa, que faz aniversário nesta quarta-feira.

Informações: Site Oficial da Câmara de Vereadores.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta sexta-feira, 28, o vereador Adinilson Pereira (PSB) denunciou um suposto acordo ilegal entre coordenador do governo municipal e um empresário do distrito de José Gonçalves. De acordo com o que disse o parlamentar, o  Poder Executivo Municipal fechou um acordo para que um empresário que acumula um certo valor em multas municipais convertesse o valor das multas em material elétrico para a iluminação do campo do distrito. “Foi feito um acordo com um empresário de trocar o valor de multas por material elétrico para o campo de futebol. Será que é legal? Eu acredito que seja ilícito até demais”, disse Adinilson.

O edil apontou que a obra já tem verbas destinada através de uma emenda impositiva proposta por seu mandato e aprovada pela Câmara, além de já ter sido alvo de várias indicações. “Nós fizemos três indicações, fora as indicações antigas e uma Emenda Impositiva, que é a implantação de iluminação e banheiro no campo de José Gonçalves”, contou Pereira.

Adinislon cobrou a formação de uma comissão para investigar as possíveis irregularidades. “Precisamos fazer uma comissão para apurar esse caso”, disse ele.

Trabalho pela cidade – Ainda em seu pronunciamento, o vereador destacou que em 2019 fez mais de 200 indicações de ações para melhorar a qualidade de vida da população conquistense. “Em 2019 nós apresentamos 201 indicações para a melhoria da nossa cidade. Pena que nem todas elas foram atendidas por parte do Poder Executivo”, lamentou ele.

Antes de finalizar ele cobrou ações de manutenção na região de Lagoa das Flores. “A Lagoa das Flores está necessitada de uma manutenção”, cobrou.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Durante a manhã desta segunda-feira, 23, a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), composta pelos vereadores Viviane Sampaio (PT) – presidente; Cícero Custódio (PSL) – relator; e Adinilson Pereira (PSB) – membro, se reuniu com o novo secretário municipal de Saúde, Alexsandro Nascimento Costa, com o objetivo de se apresentar ao chefe da pasta e apresentar algumas demandas.

“A Comissão de Saúde, desde que iniciou os seus trabalhos nessa legislatura, tem esse cuidado de estar se apresentado aos secretários municipais de Saúde e nessa gestão como é o quinto secretário, nós estamos com essa mesma medida”, explica a presidente da Comissão.

Na oportunidade, os parlamentares questionaram a respeito da demora na resposta de ofícios e requerimentos enviados pela Câmara, da falta de medicamentos, da demora na realização de cirurgia eletivas, bem como da relação do município com a Clínica Santa Clara, com a Santa Casa de Misericórdia e o Consórcio da Policlínica Regional de Saúde. Além disso, os vereadores questionaram os motivos das enormes filas na Central de Marcação de Consultas.

De acordo com o secretário, o problema da falta de medicamentos é fruto de problemas em uma licitação. Quanto às cirurgias eletivas e ao relacionamento com a Santa Casa, a Clínica Santa Clara e o Consórcio da Policlínica Regional de Saúde, Alessandro Costa explicou que o Executivo Municipal tem se movimentado para regularizar a questão, com remanejamentos de verbas e estabelecimento de novos acordos.

Outro assunto a respeito do qual o chefe da pasta da Saúde prestou esclarecimentos foram as grandes filas na Central de Marcação. De acordo com o que foi dito, as longas filas se devem a mudanças no sistema de marcação implementado em agosto. A equipe de Sistema da Informação da secretaria já está mobilizada para encaminhar a resolução do problema.

Viviane assegurou que a Comissão de Saúde continuará com as ações de fiscalização. “Continuaremos com os nossos trabalhos de fiscalização, de acompanhamento, aguardando que o poder público possa dar uma resposta mais célere tanto à comissão na resposta aos ofícios, quanto em ações efetivas para a população”, garantiu a vereadora.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, composta pelos vereadores Viviane Sampaio (PT) como presidente, Cícero Custódio (PSL) como relator e Adinilson Pereira (PSB) como membro, iniciaram a semana avaliando denúncias de irregularidades no sistema de saúde do município.

A primeira denúncia discutida foi apresentada pela presidente da comissão e era referente ao NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Ela explicou que os fisioterapeutas do núcleo encaminharam à comissão um documento relatando que os mesmos foram retirados do projeto, bem como os farmacêuticos, com a autorização do conselho de saúde do município. “Esses profissionais são concursados e passaram por uma seleção interna para integrarem a equipe do NASF, tenho certeza que o conselho de saúde foi induzido ao erro. Esses profissionais são de extrema importância para o núcleo”, explicou a vereadora.

A comissão definiu que será solicitada uma reunião com o secretário de saúde para que ele possa explicar o motivo pelo qual os profissionais foram retirados do programa e posteriormente encaminhar a denúncia à procura da casa para que se faça uma avaliação e emita um parecer.

Comissão de Saúde da CMVC

Outro ponte bastante discutido na reunião foi a cobrança de exames a pacientes internados em hospitais públicos. Segundo o vereador Adinilson, algumas pessoas têm o procurado para denunciar práticas de cobranças de exames em hospitais da cidade: “O paciente é operado no hospital, pelo SUS, tem alta, mas apresenta complicações. Volta ao hospital é internado mas é informado que precisa arcar com as taxas de exames. Em outro caso o paciente esta internado e precisa de uma endoscopia e o hospital, que é público, esta cobrando uma taxa de R$ 220 para realizar o procedimento”, contou o parlamentar.

A comissão decidiu então, agendar uma reunião com responsáveis pelo hospital, bem como com o secretário de saúde do município para apresentarem a situação. Além disso, foi sugerido que esses pacientes apresentem uma reclamação na ouvidoria da secretaria para que providências sejam tomadas.

Adinilson levantou ainda a questão dos postos de saúde de São Sebastião e José Gonçalves que se encontram em situações precárias. O vereador Cícero, lamentou que essa seja a situação de muitos postos de saúde do município e sugeriu que a comissão começasse, o quanto antes, uma visita a esses locais para que eles possam ver de perto a situação, principalmente nos bairros periféricos. “Precisamos ir nessas unidades o quanto antes. O povo tem reclamado e cobrado melhorias”, lamentou.

Ficou definido então, uma agenda de fiscalização onde a comissão irá nesses locais ver de perto a realidade das unidades de saúde. Os dias e locais de fiscalização não foram divulgados para que o trabalho da comissão não seja atrapalhado.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA