A população de Vitória da Conquista e região recepcionou, na tarde desta sexta-feira (21), o novo arcebispo metropolitano Dom Vitor Agnaldo Menezes. Acompanhado pelo arcebispo emérito, Dom Luís Gonzaga Pepeu, Dom Vitor foi recebido no Aeroporto Glauber Rocha por uma comitiva composta pela prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloísio Alan, vereadores, membros do clero e fiéis. De lá, seguiu em carreata pelos bairros da cidade até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.

Na Catedral, a prefeita Sheila Lemos entregou ao arcebispo uma placa de boas-vindas e compartilhou a alegria da comunidade católica com a chegada do seu novo pastor: “Ele vem para comandar e pastorear todos os fiéis católicos aqui da nossa cidade e de toda a região metropolitana. Desejamos as boas-vindas e afirmamos que será muito bem acolhido por todos os conquistenses, um povo ordeiro e acolhedor.”
Em sua primeira aparição pública, o prelado promoveu a primeira benção aos fiéis na Catedral e, em seguida, atendeu jornalistas em uma coletiva de imprensa. Dom Vitor afirmou estar honrado pela missão de trabalhar em Vitória da Conquista, cidade que já conhecia desde os tempos em que era padre. Ele ressaltou ter recebido boas referências da cidade pelos seus predecessores e se comprometeu em trabalhar em parceria com o poder público pelo bem da comunidade de Conquista e região.
O arcebispo também elogiou as iniciativas na preservação do patrimônio material e imaterial local feitas pelos seus antecessores, em parceria com o município, e ressaltou que dará seguimento a este trabalho. “Meu compromisso é trabalhar para fortalecer os laços entre a Igreja e a sociedade, promovendo ações que beneficiem toda a comunidade”, destacou.
A cerimônia de posse que homologará o novo arcebispo de Vitória da Conquista acontecerá neste sábado (22), às 15 horas, na Catedral Metropolitana, em cerimônia presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o cardeal Dom Sérgio da Rocha. Logo em seguida, às 17 horas, será celebrada a primeira missa solene do arcebispo, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
Dom Vitor governará 35 paróquias localizadas em 20 cidades da região Sudoeste, organizadas em quatro regiões, ou vicariatos.
Natural de Curaçá, na Bahia, Dom Vitor tem 57 anos e foi enviado à Vitória da Conquista pelo Papa Francisco, no dia 14 de fevereiro de 2025. Antes de assumir esta nova função, ele era bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe. Com a sua chegada, ele se torna o quarto arcebispo de Vitória da Conquista, sucedendo Dom Josafá Menezes, que atualmente é arcebispo de Aracaju.
Fiéis católicos celebraram nesta segunda-feira (15), a padroeira de Vitória da Conquista, Nossa Senhora das Vitórias. Este ano, os festejos tiveram como tema “Nossa Senhora: modelo de comunhão, participação e missão”. Após dois anos de restrições por conta da pandemia da Covid-19, a celebração, totalmente aberta ao público, foi realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
Mais de sete mil pessoas participaram da missa na tarde de hoje, entre elas, a prefeita Sheila Lemos. Para a prefeita, “foi uma alegria comemorar todos juntos essa linda festa, quando pedimos à Nossa Senhora das Vitórias que cubra a nossa cidade com o seu manto sagrado e traga muitas bênçãos para Conquista”.
O arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva lembrou que, em 2022, a igreja comemora 65 anos de criação da Diocese de Vitória da Conquista e 20 anos da Arquidiocese.
Dom Geraldo presidiu a celebração
A missa foi presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, primeiro arcebispo de Vitória da Conquista. Em sua fala aos fiéis, Dom Geraldo mencionou o cuidado de Maria com as pessoas, principalmente com as mais vulneráveis e pediu as bênçãos da padroeira sobre o Município.
Aí final da celebração, a Câmara Municipal entregou moções de aplauso à Comissão de Festa e aos membros da Arquidiocese pela organização da festa. Em seguida, os fiéis participaram da procissão pelos bairros da cidade.
Inicia na manhã deste sábado (15), as comemorações da festa em homenagem a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Vitória da Conquista. O feriado de Nossa senhora das Vitórias foi antecipado por decreto municipal, em decorrência da pandemia da Covid-19, porém, os festejos e as missas serão realizados normalmente.
Sobre esse assunto o Redação Brasil recebeu na manhã de hoje (14), o padre Ariosvaldo, da Catedral de Vitória da Conquista. Ele afirma que as celebrações começam a partir das 6h:00 da manhã e serão realizadas com rígidos protocolos de segurança.
As missas e cortejos terão apenas a presença de 45 fieis, para evitar aglomeração, mas toda a celebração será transmitida pelas redes sociais da igreja.
OUÇA a entrevista completa:
Em sessão virtual, realizada na manhã deste domingo (24), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou por maioria a antecipação para a próxima quarta-feira (27) do feriado referente à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do município, celebrado todo ano no dia 15 de agosto.
A antecipação, matéria do Projeto de Lei nº 03/2020, encaminhado pela Prefeitura Municipal, é uma medida excepcional para este ano, uma vez que tem o intuito de proporcionar a redução da circulação de pessoas nas ruas, de forma a evitar a disseminação do novo coronavírus em Conquista. Ao feriado de quarta, somam-se mais dois, antecipados pelo Governo Estadual. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em Sessão Extraordinária, a antecipação dos feriados de São João (24 de junho) e Independência da Bahia (2 de julho) para segunda, 25, e terça-feira, 26, em todo o estado.
Confira a pauta da sessão realizada neste domingo:
De acordo com o projeto, “durante o feriado somente poderão funcionar os estabelecimentos relacionados às seguintes atividades essenciais: mercados, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança privada, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias, bancos e lotéricas”. Também continuarão funcionando “os serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, como as atividades relacionada a saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações”.
O presidente da Casa, Luciano Gomes (PCdoB), falou da necessidade de realização da sessão virtual na manhã deste domingo. “Precisamos votar de forma emergencial medidas para conter a transmissão do vírus em todo o estado”. Ele explicou que o Projeto de Lei 03/2020, do Executivo Municipal, refere-se a antecipação do feriado de Nossa Senhora das Vitórias, comemorado no dia 15 de agosto, para a próxima quarta-feira, 27. “Antecipando os feriados podemos promover um isolamento maior, e tentar frear a contaminação em nosso município, e assim começar, de forma gradual, a retomada da economia de nosso município sem comprometer a saúde das pessoas”, afirmou.
O vereador David Salomão (PRTB) apontou que a antecipação de feriados, inclusive de um feriado historicamente tão importante como o de 2 de Julho, faz parte de uma estratégia dos governos estadual e municipal de deixar a população aterrorizada. “Já adianto que sou contrário”, avisou o parlamentar, após justificar o seu posicionamento. Líder da Bancada de Oposição, a vereadora Viviane Sampaio (PT) falou sobre a importância da antecipação de feriados na tentativa de aumentar a taxa de isolamento e diminuir a taxa de transmissão do vírus, podendo, assim, dar andamento ao planejamento de retomada das atividades econômicas no município.
O Líder do Governo, Luís Carlos Dudé (MDB), afirmou que a Câmara está preocupada com as ações para o combate à pandemia e aos impactos econômicos decorrentes dela. Ele integra o Comitê de Representação Civil e Institucional, com a vereadora Viviane Sampaio (PT). Dudé frisou que o comitê vem estudando uma forma segura para a retomada do comércio. O parlamentar explicou que é preciso um planejamento para essa iniciativa. Dudé afirmou que é favorável a antecipação e que a medida está de acordo com o que a própria Igreja Católica vem fazendo para também combater a pandemia. Jorge Bezerra pediu união de todos os colegas, independente de posição partidária, para que juntos possam combater a transmissão do vírus no município. A vereadora Lúcia Rocha (MDB) falou que apesar de a situação de Conquista não ser caótica, os dados da pandemia são preocupantes e a antecipação do feriado é uma medida necessária. Para o Professor Cori (PT), o melhor caminho para essa crise é a união, sobretudo diante dos números de casos e óbitos que só aumentam em todo o país. Já o vereador Valdemir Dias (PT) destacou que é necessário planejamento para a reabertura do comércio.
O parlamentar Cícero Custódio (PT) também defendeu união nas ações de enfrentamento à COVID-19, independente de questões partidárias. Ele foi seguido pelo colega Sidney Oliveira (REPUBLICANOS), que defende o trabalho coletivo das forças políticas para vencer o vírus. O vereador Adinilson Pereira (MDB) destacou que a defesa principal é pela vida e que o isolamento social é a única medida viável nesse momento. O edil Danillo Kiribamba (PCdoB) disse que é preciso pensar numa estratégia segura de reabertura para o comércio. Já Fernando Jacaré (PT) destacou que são medidas necessárias devido à gravidade do momento.
O Poder Legislativo de Vitória da Conquista realizará na manhã deste domingo, 24, uma reunião para votar o pedido de antecipação do feriado da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias, celebrado em 15 de agosto, para a próxima quarta-feira, 27. A medida foi solicitada pela Prefeitura Municipal com o objetivo de aumentar o isolamento social e, consequentemente, reduzir a circulação do vírus no município.
“O momento é de fazer o possível para reduzir o número de pessoas nas ruas e diminuir a crescente curva de contágio. Será um passo acertado na direção da vitória sobre essa pandemia que tem deixado a população tão aflita”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Gomes (PCdoB). “A decisão do Governo do Estado de antecipar dois feriados estaduais foi bastante feliz e nós temos a oportunidade de ampliar esse acerto em nosso município, buscando proteger de todas as formas a população da zona urbana e da zona rural de nosso município”, disse Gomes, defendendo a aprovação do pedido.
De acordo com o projeto enviado pelo prefeito Herzem Gusmão, “durante o feriado somente poderão funcionar os estabelecimentos relacionados as seguintes atividades essenciais: mercados, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança privada, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias, bancos e lotéricas”. Também continuarão funcionando “os serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, como as atividades relacionada a saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações”.
Na manhã deste sábado a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em Sessão Extraordinária, a antecipação dos feriados de São João (24 de junho) e Independência da Bahia (2 de julho) para segunda, 25, e terça-feira, 26, em todo o estado.
Confira como ficarão os feriados antecipados caso a solicitação do Executivo Municipal seja aprovada na Casa do Povo:
Segunda-feira, 25 – Feriado da Independência da Bahia, 02 de julho, antecipado – válido em todo o Estado.
Terça-feira, 26 – Feriado de São João, 24 de junho, antecipado – válido em todo o Estado.
Quarta-feira, 27 – Feriado da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias, 15 de agosto, antecipado – válido no município.