Postado por Verônica Ferraz em 29 de mar de 2022
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) estão ofertando dois cursos gratuitos EAD sobre Água Saneamento e Higiene (ASH) no contexto de convivência segura na escola. São eles: “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da covid-19” e Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas Escolas para a Prevenção e Controle da COVID-19.
Voltados para profissionais de educação, saúde, proteção social e saneamento básico, os cursos são requisitos obrigatórios para os municípios que participam do Selo UNICEF Edição 2021 – 2024.
Com o objetivo de sensibilizar os atores municipais a realizar os cursos, a equipe do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) promoveu uma roda de conversa, nos últimos dias 22 e 24 de março, com articuladores, mobilizadores e técnicos das áreas de saúde, educação e assistência social. A Organização Social é o parceiro implementador do Selo UNICEF nos Estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
Os encontros de bate papo contaram com a presença de Raul Guerrero, consultor de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF para o semiárido, e de Valderez Aragão, consultora de Saúde do Selo UNICEF para Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Vale destacar que, os cursos não se limitam aos municípios participantes do Selo UNICEF, de modo que qualquer pessoa interessada nos temas pode fazer sua inscrição.
*Prevenção à covid-19 nas escolas*
Com dez horas de conteúdo, o curso Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas Escolas para a Prevenção e Controle da COVID-19 traz informações voltadas para a comunidade escolar a fim de reforçar as medidas de prevenção e controle à covid-19 como: a lavagem das mãos, o distanciamento social, o uso de máscaras e outros equipamentos de proteção individual, a ventilação, a limpeza e higienização dos ambientes, a gestão da água e dos resíduos sanitários, etc. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site https://prevescolacovid19.unicef.iprede.org.br/.
*Prevenção à covid-19 nas unidades de saúde*
O Curso “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da covid-19” é voltado prioritariamente para profissionais da saúde, contudo, aborda conteúdo que pode interessar a outras áreas. O objetivo é potencializar as medidas de prevenção e controle à covid-19. “A formação, de 15 horas, é bastante detalhada e agrega os conteúdos a respeito da prevenção e controle da COVID e outras infecções” completa Valderez Aragão. Para se inscrever, basta acessar o site https://prevsaudecovid19.unicef.iprede.org.br/
*Intersetorialidade e articulação garantiram alta adesão em Itaim*
O município de Itaim, na Bahia, teve uma participação intensa em ambos os cursos, totalizando 286 inscritos. Para a articuladora do Selo UNICEF no município, Gilmair Nogueira da Silva, o segredo da alta adesão está nas ações articuladas entre os gestores e no diálogo constante e contínuo entre e intra secretarias e equipamentos municipais.
“A alta adesão é fruto de uma boa articulação, mas também do apoio da gestão e do uso de todas as ferramentas de que dispomos em tempo hábil, por entendermos que é preciso compartilhar, multiplicar informação. É devido a uma comunicação de forma articulada, do compromisso do município, e do retorno que cada curso traz a cada profissional”, resumiu a articuladora, que acumula o cargo de Diretora Municipal de Cultura e Turismo.
Gilmair conta que a mobilização dos técnicos foi feita nas mais diversas oportunidades, seja durante reuniões internas, seja por meio das redes sociais e de grupos em programas de trocas de mensagem, do qual fazem parte os membros do Comitê Intersetorial, secretários municiais e professores. “Os profissionais compreendem que após a capacitação, eles podem usar essas ferramentas para dar uma devolutiva para a sociedade e para as comunidades que atendem, para os usuários dos serviços públicos, em especial de saúde, educação e assistência”, apontou.
*Sobre o Selo UNICEF*
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, 2023 municípios aderiram e nos próximos anos desenvolverão uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Mais informações: https://www.selounicef.org.br/