Postado por editor em 11 de jun de 2019
No Universo Diverso desta terça-feira (11), a jornalista Luciana Nery inicia a celebração do Dia dos Namorados pautando a questão dos relacionamentos amorosos. Ela conversou sobre o assunto com a psicóloga Marcela Aguiar, que é terapeuta familiar e de casal com formação em abordagem sistêmica.
Sobre a fugacidade das relações amorosas contemporâneas, Marcela Aguiar respondeu se valendo do conceito de hipermodernidade, caro ao filósofo francês Gilles Lipovetsky. Segundo ela, na atualidade, há uma busca desenfreada pela felicidade extrema. “Tudo é muito, tudo é demais”, afirma, acrescentando que falta paciência aos casais para “viver aos poucos” o relacionamento.
“Relacionar implica em construir algo a dois”, ensina a psicóloga, lembrando que “quando se cai numa relação nova é preciso realinhar o olhar, para construir junto”. Ainda segundo ela, com o advento das redes sociais, ampliou-se o olhar sobre uma expectativa de valorização do que há de melhor nas pessoas, mas que é preciso exercitar a tolerância e fugir à ideia da busca de alguém perfeito”.