Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (06), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Valdemir Dias (PT) criticou a Prefeitura Municipal pelos cortes realizados em salários de professores da rede de educação. Segundo Dias, os cortes chegam a 60% e foram feitos sem aviso e justificativa. O parlamentar ainda frisou que os profissionais receberam o “presente” num dia simbólico, 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Valdemir ainda ressaltou que a maioria dos educadores são mulheres, muitas são arrimo de família.
O edil explicou que os cortes não se justificam porque não houve redução nos valores repassados ao município pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). De acordo com Dias, a situação se agrava porque os professores estão trabalhando em sistema home office, mas sem suporte da Secretaria Municipal de Educação – os educadores estão utilizando os próprios equipamentos como computadores e celulares, além de rede de Internet e energia.
Para o vereador, a prefeitura deve fazer economia reduzindo o número de assessorias e o pagamento da Viação Rosa. Ele lamentou que a defesa da educação não seja uma prioridade. O edil propôs a realização de uma audiência pública para debater o tema e também cobrou a suspensão dos cortes e reposição das perdas.