O ritmo do nosso dia é definido, em grande parte, pelo que ocorreu à noite! Dormir bem é determinante para termos qualidade de vida. Sendo assim, o ronco e a apneia podem comprometê-la.

Em Vitória da Conquista, Dra. Lavínia Ruas vem atuando no tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Ela enfatiza que “hoje em dia o ronco, bem como as apneias (leves, moderadas e severas), já podem ser tratados com segurança e eficácia com os aparelhos intraorais de avanço mandibular, que são capazes de aumentar a passagem de ar pela faringe e reduzir até 80% dos episódios de apneia do sono e do ronco, segundo pesquisas apresentadas no Congresso da Associação Brasileira do Sono em dezembro de 2016”

Quanto vale uma boa noite de sono? Pergunte para quem acorda mal humorado, com dor de cabeça ou dores pelo corpo, sem energia para enfrentar a rotina diária, sentindo sono durante todo o dia e com a impressão de que não descansou nada durante a noite. É assim a vida de quem não tem qualidade no sono e os custos dessa situação se estendem para todos os setores da vida, podendo, inclusive, levar a doenças sérias como a hipertensão e até mesmo ao infarto. Você ronca? Ao ouvir essa pergunta, muitos costumam responder com graça, dizendo não saber, porque nesse período estavam dormindo. Outros ainda fazem piadas sobre o volume e o tipo de ronco que o companheiro de quarto costuma apresentar, mas o ronco é um dos sinais de que você não está dormindo bem. Em muitos casos, é sintoma de um problema muito mais grave: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que, segundo pesquisa da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, incide em aproximadamente 32% da população adulta na cidade de São Paulo.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono é caracterizada pela obstrução das vias aéreas, em alguns momentos durante a noite, ocasionada pela aproximação dos tecidos da garganta, resultando no fechamento da passagem de ar, e impedindo a respiração por alguns segundos. Quando não tratada, as consequências podem ser sérias, o que vai muito além de um sono de má qualidade. Pode não parecer, mas é uma doença complexa, de caráter evolutivo, relacionada à alta morbidade e até a mortalidade. Os sinais e sintomas mais comuns da síndrome da apneia obstrutiva do sono são o ronco alto, paradas respiratórias presenciadas, engasgos, asfixias, cansaço, mau humor, irritabilidade, dor de cabeça matinal, noctúria (necessidade de urinar várias vezes durante a noite), aumento do peso e até a depressão. A privação do sono gera também sonolência excessiva diurna, que é um dos principais fatores responsáveis pelo alto índice de acidentes de trânsito e de trabalho. Pacientes com apneia, quando não tratados, apresentam riscos elevados de desenvolver diversas doenças dos sistemas:

  • Sistema cardiovascular – Hipertensão Arterial, Insuficiência Cardíaca Congestiva, arritmias cardíacas, dentre outras;
  • Sistema metabólico – possíveis desequilíbrios na produção hormonal (testosterona, cortisol, prolactina, serotonina dentre outros) e por isso o risco de impotência sexual, baixa na libido, perda de massa muscular, aumento de peso, déficit de aprendizado, perda de memória, infertilidade, queda da imunidade e a Diabetes tipo 2;
  • Sistema neurocognitivo – eventos isquêmicos cerebrais (falta de oxigênio no cérebro) que podem gerar derrames, dificuldade de concentração, atenção e memória, prejuizos ao aprendizado de crianças e jovens, além de demência precoce em idosos.

Portanto, percebe-se que este assunto é muito mais sério do que se imagina. Os fatores de risco para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono são: índice de massa corpórea (IMC) maior que 35kg/m2, circunferência do pescoço acima de 40 cm, alterações craniofaciais, anormalidades nasofaríngeas, que podem reduzir o calibre das vias aéreas superiores, levando-as à obstrução durante o sono, refluxo gastroesofágico, hipotireoidismo, menopausa, ingestão de bebidas alcoólicas antes do repouso e dormir de barriga para cima.

Crianças – Em particular, os pais devem estar atentos aos sinais da apneia nos seus filhos, pois o diagnóstico precoce é essencial para evitar implicações na saúde física, psicológica e social da criança. Na população infantil, a SAOS pode causar:

  • Redução no crescimento da criança;
  • Baixo rendimento acadêmico;
  • Problemas de comportamento, como a hiperatividade e até a depressão;
  • Oscilações de personalidade, como mau humor e irritabilidade;
  • Sonolência em horários não usuais, bem como fadiga e dor de cabeça logo pela manhã.

Já no período noturno é necessário observar:

  • Existência de pausas respiratórias;
  • Dificuldade em respirar pelo nariz;
  • Boca aberta constante durante o sono;
  • Agitação durante o sono.

É comum que crianças com apneia urinem na cama, mesmo após já terem vencido essa etapa do desenvolvimento. O tratamento correto, tanto para criança quanto para o adulto, dependerá de um diagnóstico preciso e da definição da causa da síndrome. O paciente com apneia deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar, e hoje a Odontologia tem atuação direta no diagnóstico e tratamento. É a chamada ODONTOLOGIA DO SONO, uma importante área de atuação que promove um ganho na qualidade de vida das pessoas que sofrem com este distúrbio. São diversos os tratamentos:

  • Dieta para perda de peso;
  • Cirurgias para desobistruções nasais;
  •  Tratamento de rinites e sinusites com medicações;
  • Em casos extremos o uso do CPAP (do inglês, Continuous Positive Airway Pressure), que é um pequeno compressor de ar que se conecta a uma máscara ajustada à face do paciente;
  • Cirurgia ortognática para pacientes com alterações craniofaciais, como a maxila ou a mandíbula retraída e pequena (como era o caso do cantor Noel Rosa).

Os aparelhos Intraorais Além do conforto e eficácia comprovada, são os preferidos pelos pacientes, quando comparados ao CPAP e às intervenções cirúrgicas. Os diferentes modelos disponíveis, confeccionados sob medida, favorecem ainda a individualização terapêutica e a adesão ao tratamento.

Os benefícios do tratamento da SAOS são inúmeros e vão além de você parar de ouvir anedotas sobre seu ronco. Eles definirão qualidade para a sua vida, que abrange desde a intimidade do seu quarto (uma vez que muitos casais se separam por causa do ronco dos seus parceiros), até a sua vida social e profissional. A dica então é…

“Dormir bem para viver melhor!”

Dra. LAVÍNIA RUAS CROBA- 6139
Formada pela UNIVALE-MG 2000; Pós-graduanda em Ortodontia, com ênfase em Ronco e Apneia do Sono / CENO- BA; Curso de Atualização em Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono: Adaptação de CPAP- Instituto de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein em 2015; Capacitação no Dental Sleep Medicine em Florianópolis 2016; Capacitação no Tratamento do Ronco e Apneia do Sono com AIO em Bauru 2017; Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Têmporomandibular pelo Instituto Agenor Paiva de Pós Graduação.

Rua Góes Calmon, 153. Centro – Vitória da Conquista -BA

77  3421-1090

 77 98855-6276 whatsapp

77 98865 2483 whatsapp Instituto do Sono

Odonto.laviniaruas@gmail.com | Instagram: odonto.laviniaruas