Na sua página oficial, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista se manifestou contrária ao Decreto 20.246do Prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB), que dispõe sobre a reabertura do comércio conquistense, mesmo que em horário excepcional. Segundo o presidente da Câmara Luciano Gomes, o “Poder Legislativo entende que o momento é de isolamento social, conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Nesse momento, quando deveria haver uma união entre os poderes, a Câmara Municipal sequer foi incluída no Comitê Gestor de Crise criado pela administração municipal, mesmo a Casa tendo solicitado essa participação.

Diante disso,  o legislativo criou a Comissão de Enfrentamento à Covid-19, que vem atuando de forma incessante na cobrança de medidas de combate ao coronavírus, com reuniões envolvendo os órgãos de saúde do Estado e do Município, além de cobrar junto à Embasa e a Coelba a suspensão dos cortes de àgua e energia elétrica  das pessoas que estavam com atraso nos pagamentos.

Outra importante medida foi a devolução de um cheque no valor de R$ 300.395,98 à Prefeitura Municipal com o compromisso do prefeito de que o recurso seria destinado às ações de combate à Covid-19.

A Câmara entende a preocupação do gestor com os impactos econômicos provocados pela crise, mas reforça o seu compromisso com a preservação da vida. Dessa forma, externamos a nossa solidariedade à população conquistense e reforçamos o nosso posicionamento contrário à reabertura do comércio.”.

Luciano Gomes (PCdoB).

Fonte: Site Oficial da Câmara de vereadores.