O volume de chuvas observado nos últimos dias em Vitória da Conquista começa a diminuir. Até às 8h30 deste domingo (25), foi registrada uma média de 11 mm de chuva nas últimas 24 horas.

A exemplo do dia anterior, o bairro Bruno Bacelar registrou o maior volume com 13,91 mm. Os dados foram extraídos dos cinco pluviômetros instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na cidade.

Além disso, segundo novo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vitória da Conquista saiu do alerta laranja e está no amarelo. Isso corresponde a perigo potencial de chuvas intensas. “Já estávamos contando com uma redução de precipitação a partir de amanhã”, reforçou o engenheiro da Defesa Civil Municipal, Gabriel Queiroz.

Podem ser registradas, desse modo, chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 km/h. O risco é baixo com relação a corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

O alerta do Inmet é válido até às 10h desta segunda (26). Até este domingo (25), conforme dados da Defesa Civil, há nove famílias desabrigadas no município, o que representa 32 pessoas e que estão sendo acompanhadas pelas equipes do Comitê de Gerenciamento de Crise.