Por determinação da prefeita Sheila Lemos, na tarde desta terça-feira (3), o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e o coordenador de Igualdade Racial, Ricardo Alves, visitaram o terreiro de candomblé, alvo de vandalismo, no bairro Vila Elisa.

O objetivo da visita foi prestar solidariedade e colocar a gestão municipal à disposição para ajudar a resolver a situação. O terreiro foi invadido na madrugada de domingo (1º) e teve as imagens dos orixás, entre outros objetos, destruídos. O suspeito do crime já foi identificado.

O secretário Michael conversou com os representantes do templo religioso, que também moram no local, e reforçou o apoio da Prefeitura no que for necessário. “A visita de hoje representa o compromisso do governo em apurar a situação e apoiar essa família que está inserida dentro de um contexto de violência, fruto de uma possível intolerância religiosa. Desse modo, a gente veio prestar a nossa solidariedade e ao mesmo tempo nos colocar à disposição para apoiar na adoção das medidas cabíveis nessa situação”.

Por se tratar de uma situação de violação de direitos, a rede socioassistencial vai acompanhar a família, por meio da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde serão verificadas as vulnerabilidades e riscos sociais da família e restabelecer os direitos que foram violados.

“A coordenação de Igualdade Racial tem como principal diretriz o combate ao racismo em todas as suas formas. Então que os culpados sejam responsabilizados e que essas tragédias não voltem a acontecer”, disse o coordenador Ricardo Alves.

A Mãe de Santo Simone Souza ficou emocionada com a visita e agradeceu o apoio que será oferecido pela Prefeitura. “Eu achei uma força muito boa, e agradeço muito a prefeita, eu não tenho nem palavras. E que a justiça seja feita”, disse.

“A gente fica grato com essa visita, em saber que a prefeitura de Vitória da Conquista está apoiando a gente. É importante esse apoio, porque e a população também está do nosso lado”, agradeceu o babalorixá Lucas de Oliveira.