Foi realizada na manhã desta quarta-feira, (23), a visita às obras da Barragem do Rio Catolé pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, com o objetivo de acompanhar o andamento da construção.

Estiveram presentes nas obras o vereador Coriolano Moraes (PT), Jorge Bezerra (Republicanos), Nildma Ribeiro (PCdoB) e o presidente da câmara, o vereador Luciano Gomes (PCdoB).

O engenheiro Jackson Rangel, responsável pelas obras afirma que o principal objetivo da barragem é garantir a segurança hídrica para a cidade de Vitória da Conquista.

“Estamos construindo um equipamento que vai gerar 24 Bilhões de litros d´água para a cidade; estamos ainda na fase inicial que é a construção das escavações, para depois subir a estrutura de concreto. [..]Até o momento a obra está andando da melhor maneira possível para a conclusão do empreendimento em breve”. Destacou o Engenheiro.

Segundo o vereador Luciano Gomes (PCdoB), a visita é fundamental para que os atuais vereadores, que tanto lutaram pela construção da barragem possam fiscalizar o andamento das obras que tem previsão para está pronta no ano de 2022.

“Essa barragem é a realização de um sonho. Vitória da Conquista que por tanto tempo sofreu e vem sofrendo com a falta de água e com a deficiência da barragem de Água Fria 1 e 2. A câmara de Vereadores vem cobrando do governo do estado ações como essa. Nós estivermos aqui no início da construção  e agora viemos aqui para ver como está essa obra”. Destacou.

O Vereador Jorge Bezerra (Republicanos) também esteve presente no local e confirmou a funcionalidade da Barragem para a região de Vitória da Conquista.

“ Essa obra aqui tem uma importância muito grande na nossa cidade; Nós vivemos alguns dias de muita dificuldade em Vitória da Conquista por problema de racionamento de água e acredito que o término dessa obra e também com as chuvas irão encher o espaço, com certeza irá beneficiar Vitória da Conquista e as cidades vizinhas”. Afirmou

A construção da Barragem do Catolé está sendo realizada no município de Barra do Choça pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e tem o  investimento de R$ 210 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual.