Foi realizado na noite desta segunda-feira (19), de maneira remota o debate entre os candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista. O evento foi produzido pelo Centro Acadêmico Ruy Medeiros, do curso de Direito da UESB em parceira com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Assessoria de Acesso Permanência e Ações Afirmativas (Aapa).

Participaram do debate os candidatos Ferdinand Martins (PSOL), Cabo Herling (PSL/ PSC), David Salomão (PRTB), Zé Raimundo Fontes (PT), Romilson Filho (PP), e Maris Stella (REDE). O candidato à reeleição Herzem Gusmão  (MDB) não participou do debate.

Entre os principais temas discutidos nos cinco blocos do evento estão as propostas  para a educação municipal na zona urbana e rural, a relação da geração de emprego e renda, os principais problemas relacionados ao transporte público de Vitória da Conquista, bem como os transportes alternativos, a assistência social e a luta antimanicomial e a criação de hospitais psiquiátricos,  o centro de ressocialização de crianças e adolescentes, urbanização das ruas, investimentos para o cooperativismo e criação de empregos e geração de renda, além do combate ao desvio de verbas públicas e a valorização da zona rural do município.

Após as considerações e propostas iniciais realizadas nas duas primeiras rodadas do debate, os candidatos tiveram a oportunidade de perguntar e responder entre si sobre questões referentes a Vitória da Conquista sorteadas pelos mediadores do evento

 

A respeito da educação, o professor José Raimundo Fontes ( PT) afirmou: “Vamos ampliar a proposta da ‘escola em dobro’; para isso precisamos interligar as redes rurais e dinamizar a educação. Iremos retomar  com o  projeto Conquista Criança, além do centro de ressocialização do adolescente e criar uma cultura de proteção a vida”. Afirma professor José Raimundo Fontes (PT).

“Nossa proposta é fazer uma licitação que regularize o transporte público em Vitória da Conquista e que garanta preços acessíveis aos estudantes e a toda a cidade”. Destaca o professor Ferdinand Martins (PSOL) a respeito do transporte público.

“Se não tem transporte, como vai ter geração de emprego?”, Indaga o cabo Herling (PSL/ PSC) “Em parceria com as universidades iremos desenvolver planos de emprego e renda na região de Vitória da Conquista para que os estudantes, ao se formarem consigam, de fato, uma colocação no mercado de trabalho”. Salienta.

 

 

“Precisamos de cooperativismo e criação de mais indústrias. Vitória da Conquista é uma cidade com grandes possibilidades de geração de renda e emprego, falta uma administração pública coerente, que consiga fazer esta cidade crescer ainda mais. Afirma o candidato Romilson Filho (PP).

 

Sobre a luta antimanicomial, o prefeiturável David Salomão (PRTB), destaca: “Nós iremos reabrir um hospital de saúde mental em Vitória da Conquista, não haverá desvio de verbas, como nas gestões anteriores e, portanto teremos dinheiro suficiente para investir em saúde pública mental.”.

 

“É preciso ter a garantia de um transporte efetivo e sustentável, não precisamos de promessas, mas de propostas eficientes para mudar este problema que Vitória da Conquista enfrenta com o transporte público atual” Destaca Maris Stella (REDE).

 

 

No quarto Bloco foi feito novamente uma rodada perguntas e respostas rápidas entre os candidatos sobre outros temas que norteiam as principais necessidade para a região de Vitória da Conquista e, no quinto e último bloco, os candidatos puderam fazer as considerações finais e reafirmarem suas propostas para a cidade de Vitória da Conquista.

Os candidatos ressaltaram no debate a importância de se combater o desvio das verbas públicas e teceram duras críticas ao candidato Herzem Gusmão (MDB), por não ter disponibilidade para discutir as propostas que envolvem a cidade de Vitória da Conquista.