Passado o período chuvoso na região, a Embasa agiu rapidamente para sanar o impacto das enxurradas sobre o sistema de esgotamento sanitário de Vitória da Conquista. É o caso das ruas Lourival Cairo, no Recreio, e Floriano Peixoto, no Alto Maron, que receberam investimentos da ordem de R$122 mil na recuperação do pavimento danificado pela chuva, em trechos que passaram por serviços de substituição da rede coletora.

Estas ruas foram totalmente recuperadas por uma empresa especializada em pavimentação asfáltica a quente, o que garante a qualidade da pavimentação. O serviço concluído em outubro de 2023 na Floriano Peixoto, por exemplo, garantiu o pleno funcionamento na rede coletora de esgoto e eliminou os extravasamentos frequentemente registrados durante as chuvas.
O morador da rua Lourival Cairo, George Lapa, acompanhou o serviço desde o início e ficou satisfeito. “Agora ficou muito bom”. Segundo ele, o problema é histórico, pois a via recebe um grande volume de chuva da parte alta da cidade que desce sentido rio Verruga. “A rua já é crítica e, por isso, acredito que é preciso fazer uma obra mais ampla com galeria e tubulações que desviem a água da chuva”, comentou.
*Período chuvoso e os danos ao SES -* O aumento das chuvas eleva a necessidade de manutenção no sistema de esgoto, devido ao acúmulo de terra e outras sujeiras que são levadas pelas águas pluviais para dentro das tubulações. Desde que as chuvas se iniciaram no final de dezembro até o final de abril, a Embasa realizou 7.653 manutenções na rede coletora de esgoto, sendo que, com pico de 154 ocorrências somente em um dia do mês de janeiro. No mesmo período de 2023 foram registrados cerca de quatro mil serviços para retirar areia, pedras, buchas (emaranhados de fibras) e, principalmente, lixo, responsável por 50% dessas desobstruções.
Por lei, as águas residuais dos domicílios, seja no banho, na lavagem de roupas, de louças ou na descarga do vaso sanitário, devem ser corretamente direcionadas para a rede coletora de esgoto e as águas da chuva devem ser escoadas pela rede de drenagem pluvial, cuja manutenção é de responsabilidade do município.