A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na quarta-feira (03) uma norma que permite que farmácias possam realizar 47 exames de análises clínicas (EAC).

Os EAC são todos aqueles que verificam de forma mais complexa alguns fluidos do organismo, como sangue, urina, fezes e secreções. Até então, apenas testes de Covid-19 e de glicemia podiam ser realizados em farmácias. A nova regra entra em vigor em primeiro de agosto e os laboratórios terão um prazo de 180 dias para adequação.

A nova resolução (que substitui a anterior, criada em 2005) leva em consideração a evolução do setor de diagnósticos, e afirma que a norma anterior ficou “defasada frente à nova realidade tecnológica”. Segundo a agência, desde 2019 foram realizadas audiências e consultas públicas para rever a decisão de 2005.

“Nesse período, foram desenvolvidos novos instrumentos/equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes. Além disso, essas inovações ampliaram o acesso da população ao diagnóstico clínico”, diz o comunicado emitido pela agência.

De acordo com a Anvisa, ainda não há uma lista pré-definida de quais exames serão oferecidos. Os testes deverão atender os critérios da norma para que sejam realizados em farmácias.