A Arena Literária ficou repleta de ouvintes atentos na noite de quinta-feira (16), segundo dia da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), acompanhando a Conversa Literária 2, “O que não se pode dizer”, com o escritor Jean Wyllys.

Além de escritor, Jean é também ex-BBB, jornalista, artista, ativista político, sobretudo em defesa de pessoas LGBTQ+, mestre em literatura e ex-deputado federal.

Em 2018, foi eleito pelo terceiro mandato para o Congresso Nacional. No entanto, após 2016, sofreu numerosas e reiteradas ameaças de morte, preferindo sair do Brasil, em um movimento de autoexílio pela preservação da vida.

Quando já estava nos Estados Unidos, em 2020, rompeu a pandemia de coronavírus e a consequente necessidade de quarentena. Em isolamento, com saudade de casa, correspondeu-se com a amiga de longa data, Marcia Tiburi, filósofa.

Das missivas e confissões compartilhadas, nasceu o livro “O que não se pode dizer: experiências do exílio”, assinado pelos dois. Em 2023, na FliConquista, Jean Wyllys reforçou que tem muito a dizer.

Expressivo, sensível e caloroso, Wyllys defende o potencial de se expressar por meio de diversas linguagens, dentre as quais a literatura. “Acho importante falar, se abrir para o mundo, se comunicar e defender o que se acredita. Para mim, a libertação está ligada à compreensão de mim mesmo. A literatura e os escritores que vieram antes de mim transformaram a minha vida”, contou.

Adriana Amorim, professora de cinema e dramaturga, foi a mediadora da Conversa Literária. Drica, como é popularmente conhecida, conduziu o diálogo de Jean Wyllys com o público da FliConquista, passando pelas dimensões intelectual, poética e pessoal.

Amiga de longa data do convidado da FliConquista, ela expressou satisfação diante da oportunidade de mediar essa conversa. “Foi emocionante reencontrar Jean na FliConquista, um grande amigo de infância com quem compartilho uma história de superação da pobreza e preconceito. Ainda não o tinha encontrado após seu retorno do exílio, então estava com muitas saudades”.

Elen Vila Nova, jornalista, também expressou sua admiração pelo escritor convidado da Feira. “A FliConquista me surpreendeu em todos os aspectos. A gente tem um espaço desse de tanta troca, tanta informação. Jean foi meu professor na Faculdade de Comunicação da Ufba (Universidade Federal da Bahia) e beber da inspiração dele é beber de vida, de harmonia e de um mundo melhor”.

Além da Conversa Literária 2, Jean Wyllys também promoveu uma sessão de autógrafos do livro “O que não se pode dizer: experiências do exílio”, na sexta-feira (17).

A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.