Desde que vacinação contra a Covid-19 iniciou em Vitória da Conquista no último dia 19, já foram relatadas muitas queixas de profissionais de saúde  que não estariam conseguindo se vacinar mesmo em posse de uma declaração de que atuam na área da saúde.

Segundo informações levantadas pelo Blog do Redação, enquanto alguns trabalhadores da saúde estão chegando nas filas antes das 4h:00 da manhã, outros profissionais da área da saúde estão falsificando a declaração que comprova sua atuação na linha de frente de combate a Covid-19 e portanto estão recebendo a vacina injustamente.

Sobre o assunto, a Secretaria de Comunicação do Município (SECOM) enviou uma nota ao Blog do Redação na manhã de hoje.

VEJA:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, na última terça-feira (19), houve uma reunião com a rede hospitalar para informar e orientar sobre todo o processo em relação à estratégia de vacinação dos profissionais da linha de frente, que fazem o atendimento de paciente com a Covid-19. No entanto, algumas instituições que participaram dessa reunião não cumpriram com as orientações definidas pela Secretaria de Saúde e encaminhou funcionários que não são da linha de frente para vacinação. As denúncias recebidas pela SMS foram feitas pelos próprios diretores dessas instituições.

Além disso, foi apurado que uma das instituições encaminhou seus funcionários com declarações carimbadas e assinadas por profissionais que não estavam autorizados a emiti-las, conforme o que foi pactuado na reunião.

A SMS esclarece, ainda, que não possui controle dos profissionais que trabalham dentro da rede hospitalar e ficou a cargo de cada instituição a responsabilidade de encaminhar apenas os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à Covid-19. Os fatos já foram apurados, a instituição em questão foi identificada e convocada para uma reunião, ainda hoje (20), a fim de ajustar a vacinação desta rede, e de fazer as notificações necessárias para que a vacinação ocorra dentro do que foi planejado para o município, respeitando todas as fases da campanha.

Secom, 21 de janeiro de 2021.