O deputado federal João Roma (PRB), relator da Proposta de Emenda Constitucional/PEC da Reforma Tributária, falou com exclusividade ao Redação Brasil nesta sexta-feira (2), esclarecendo sobre os principais aspectos do texto em análise na Câmara dos Deputados.

Segundo ele, a PEC 45, de autoria do deputado federal Baleia Rossi, propõe a simplificação dos impostos, criando o Impostos Sobre Bens e Serviços/IBS no lugar dos cinco existentes atualmente. A mudança vai tornar mais fluida a relação entre Estado, consumidor e produtor.

“Vai diminuir o peso do Estado sobre o ombro do brasileiro”, afirmou João Roma. Em relação ao fim do ICMS, o parlamentar informou que já há consenso sobre o assunto, inclusive com a anuência do Conselho Nacional de Secretários de Fazenda. “Já percebem que é necessário evoluir nesse sentido”.

Segundo ele, o imposto é muito complexo e gera muita judicialização, por isso há consenso entre todos entes para que a PEC avance. “Este é o ponto de largada para a matéria tributária no Brasil. Vai significar redução da carga tributária e vai capacitar o Brasil para a economia do futuro”.

Confira a participação do Dep. João Roma no Redação Brasil