O câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon, doença que o ex-jogador Roberto Dinamite tinha, é um dos três tumores malignos mais frequentes no Brasil. O ex-atleta morreu neste domingo (8) aos 68 anos. Foi esse mesmo tipo de câncer que acometeu o rei Pelé, morto no fim de dezembro.

Maior ídolo da história do Vasco, Dinamite vinha lutando contra a doença desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado no sábado, no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.

  • O câncer de cólon e reto responde por cerca de 10% de todos os casos da doença no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A estimativa é que mais de 40 mil pessoas tenham sido diagnosticadas somente no ano passado.
  • Entre os homens, fica atrás apenas do câncer de próstata; entre as mulheres, atrás somente do câncer de mama feminina.
  • O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus, e também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
  • A doença é tratável e, na maior parte dos casos, curável se detectada em estágio inicial, antes de se alastrar para outros órgãos.