Tentar manter a autoestima durante o tratamento de câncer ajuda no bem-estar e na qualidade de vida de cada paciente. Fazer brotar a auto estima de cada paciente durante o doloroso tratamento, fazendo com que cada um, principalmente as mulheres, se sintam mais bonita e até mais fortes para seguir com os cuidados necessários. Nem sempre isso é tão simples, e um dos efeitos colaterais mais temidos por quem precisa fazer quimioterapia é a perda de cabelos.

Embora muitas mulheres se adaptem a lenços, perucas, chapéus, ou mesmo a sair careca, valorizando o rosto com brincos e uma bonita maquiagem, tem aquelas que se sentem expostas e estigmatizadas com a possibilidade de perder os cabelos. Para essas pacientes, ficar com os cabelos é algo muito mais importante do que a estética: É se sentir forte, é preservar o lado feminino em um momento tão doloroso. Manter os cabelos é permitir as mulheres fazerem a quimioterapia com discrição, sem precisar se expor com relação à doença.

E uma forma de ajudar a preservar a saúde psicológica e a privacidade da paciente é o uso da touca de resfriamento, técnica que resfria o couro cabeludo e reduz a queda dos fios de cabelo. A touca diminui a circulação sanguínea no couro cabeludo e isso reduz muito a queda dos fios de cabelo, e em média, 50% dos fios são preservados. A touca é indicada também para homens, mas a procura é maior por parte das mulheres, sendo que os casos de câncer de mama representam 75% da procura das pacientes por essa tecnologia. A eficácia do controle da queda varia entre uma paciente e outra.

No Programa Redação Brasil desta terça-feira (28), Dr. Filipe Pinheiro, oncologista da Clínica AMO, falou um pouco mais desse avanço, confira a entrevista na integra.