UPA lotada, não há macas, não há vagas para atendimento. Hospitais públicos e particulares lotados de pacientes e demandas gigantescas.

É assustador a situação da emergência hospitalar em Vitória da Conquista. Envolto a tudo isso, a Prefeitura Municipal lançou uma matéria que afirma que o município está em “situação de emergência em decorrência dos casos de arboviroses no município”, de acordo com o decreto 23.098. Clique aqui e veja a matéria da prefeitura.

De acordo com a matéria, foram registradas 30.784 notificações dessas arboviroses, com 8.853 casos confirmados de dengue, um de zika e 47 de chikungunya, e 10 óbitos confirmados pela Câmara Técnica do Estado da Bahia.

Paralelo a isso, recebemos hoje (25), o anúncio da Operação DROPOUT, realizado pela Polícia Federal em Vitória da Conquista cujo objetivo “ é a desarticulação de uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos empregados pela Secretaria de Saúde do município de Vitória da Conquista no combate e prevenção aos efeitos da pandemia (SARS-CoV-2).”. Clique aqui e veja: 

A prefeita Sheila Lemos diz que a “ prefeitura irá colaborar com a Polícia Federal” clique aqui e veja. Enquanto isso, a população é quem mais sofre. A população mais carente sofre sem atendimento. Não há recursos, a saúde ou a falta dela virou um jogo político o município fala do Governo do Estado, o Governo do Estado diz que a responsabilidade é do município, enquanto isso, a saúde em Vitória da Coquista está na UTI.