A situação da classe artística no município de Vitória da Conquista motivou o pronunciamento do líder da Bancada de Oposição da Câmara Municipal, Valdemir Dias (PT), durante a Sessão Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 28, pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR).

“Todos sabem que os artistas, músicos, produtores de eventos, teatro, som e iluminação vêm sofrendo com essa pandemia. Fiz vários requerimentos e solicitações pedindo um apoio maior à classe, mesmo antes da pandemia. Há três anos venho lutando com a classe artística e nesse momento pedimos que a prefeitura possa olhar mais para a categoria”, falou.

Valdemir lembrou a realização de uma audiência no mesmo dia da votação da Lei Aldir Blanc, que mandou para os municípios recursos para amenizar a situação. “Aprovamos mais recursos no Orçamento Municipal para ajudar a classe artística”, disse, lembrando que também foi solicitado um auxílio emergencial para a categoria, com uma contrapartida do Tesouro Municipal.

O vereador questionou também o que o município está fazendo para amenizar a situação dos artistas locais, e sugeriu que as economias feitas com a não-realização do Natal e dos festejos juninos possam ser revertidas para editais que possam ajudar os artistas. “Estou militando na área e quero estar junto desta discussão nos debates, porque já temos uma caminhada nessa causa”, afirmou.

Guarda Municipal – Ainda em seu discurso, Valdemir destacou a Lei nº 2.369 de 2019, que criou a Guarda Municipal, e que está sendo implementada agora: “Temos que estar na defesa dos agentes patrimoniais, daqueles que estão migrando para a Guarda. O Governo Municipal tem que resolver a situação também daqueles que optaram por não migrar para a Guarda Municipal”, salientou, indagando: “Como fica salário, carga horária e gratificação desses profissionais? Temos que proteger os agentes que não passaram para a guarda”, concluiu.