Na última quinta-feira (19), o IFBA campus Vitória da Conquista recebeu a Mostra e Competição de Robótica. O evento, que está em sua segunda edição, trouxe apresentações de projetos da área, além de competições nas modalidades corrida de seguidor de linha e luta de sumô entre robôs.

O professor de Engenharia Elétrica João Erivando, responsável pela Mostra, afirma que o evento promove a valorização do ensino interdisciplinar e a troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores. “A ideia começou de um projeto de extensão, ao ver a possibilidade de mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos aqui no instituto, como também nas outras instituições de Vitória da Conquista”, conta.

Karine Ramos, aluna do 9º semestre de Engenharia Elétrica, criou o seu projeto com base na forte produção de mangas na região. Trata-se de um sistema inteligente de seleção e classificação de frutas de acordo com o seu grau de maturação. Sobre a Mostra, ela afirma que a iniciativa estimula os alunos não só do ensino superior, mas também do médio, a conhecerem a robótica. “Aqui tem alunos que desenvolvem projetos legais na área, não só para competições, mas também com outras finalidades.”

Com o projeto de uma cadeira de rodas motorizada de baixo custo, Adriano Oliveira, também aluno do curso de Engenharia Elétrica, acredita que eventos como esse ajudam a difundir o conhecimento. “É muito interessante por conta da divulgação da robótica, que é uma área que tem tido grandes avanços, porém muitas vezes fica restrita a uma pequena parcela da população”, completa.

Adriano Oliveira e seu projeto de cadeira de rodas motorizada de baixo custo.