A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA) deflagrou, nesta quarta-feira, 18 de março, a Operação Epílogo para combater o crime organizado, com cumprimento de 15 mandados judiciais na Bahia. A ação integra a Operação Força Integrada, iniciativa nacional realizada simultaneamente em 15 estados.
Durante as diligências, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nas cidades de Feira de Santana/BA e de São Paulo/SP. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana/BA.
Segundo a Polícia Federal, as investigações e as ações ostensivas têm como foco a desarticulação de um subgrupo criminoso vinculado à facção criminosa de atuação violenta. O grupo é apontado como responsável por crimes como tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo.
As apurações também indicam envolvimento em cobrança violenta de dívidas, homicídios, lesões corporais e ameaças sistemáticas à população. As condutas criminosas ocorriam, principalmente, no município de Feira de Santana e em cidades da região, conforme informado pelas autoridades.
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (18), o tenente-coronel da Polícia Militar Geraldo Leite Rosa Neto, suspeito de matar a esposa, a policial militar Gisele Alves Santana, e de tentar forjar o crime como suicídio. Ele foi indiciado por feminicídio e fraude processual.
A vítima foi encontrada morta com um tiro na cabeça no mês passado. As investigações apontaram indícios de que a cena do crime teria sido manipulada.
Por volta das 8h12, um comboio formado por agentes da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar chegou ao apartamento do oficial, localizado na Rua Roma, no bairro Jardim Augusta, na região central de São José dos Campos, interior de São Paulo, para cumprir o mandado de prisão.
Segundo apuração do g1, o tenente-coronel foi localizado e preso no imóvel. Em nota, a Polícia Civil confirmou a prisão e informou que o oficial estava em sua residência no momento da abordagem.
Ainda de acordo com a corporação, o suspeito deve ser conduzido ao 8º Distrito Policial, na capital paulista, onde será interrogado e formalmente indiciado.
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Pecten, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas e na prática de crimes violentos na cidade de Vitória da Conquista e região. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em imóveis localizados nos bairros Avenida Integração, Brasil, Centro Industrial, Ibirapuera e Alegria.
Entre os principais alvos da operação estão lideranças da organização criminosa e indivíduos responsáveis pela lavagem de dinheiro, distribuição de entorpecentes e comercialização ilegal de armas de fogo que abastecem a atuação do grupo na região. Durante as diligências, foram apreendidos R$ 150.660,00, celulares e documentos relacionados às atividades criminosas.
Na residência de um dos investigados, foi encontrado um revólver. O proprietário da arma, um homem de 35 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Também foi expedido um mandado de prisão preventiva contra uma das lideranças do grupo criminoso, responsável pela distribuição de drogas e armas de fogo, porém o investigado não foi localizado e encontra-se foragido.
A ação é resultado de uma investigação iniciada em 2025, conduzida pela 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), que identificou a atuação de integrantes do grupo criminoso responsáveis pela coordenação de diversas atividades ilícitas, incluindo o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo e a participação direta ou indireta em homicídios relacionados à disputa pelo narcotráfico na região sudoeste.
As diligências contam com o apoio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Vitória da Conquista), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), além das Delegacias Territoriais de Barra do Choça e Anagé.
Uma série de tumultos registrados na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) Professor Wanderlino Nogueira Neto, em Vitória da Conquista, mobilizou forças de segurança e órgãos do sistema de Justiça entre os dias 14 e 16 de março.
De acordo com informações, adolescentes internados na unidade iniciaram um motim no último sábado (14), que se prolongou ao longo dos dias.
Equipes da Polícia Militar foram acionadas e permaneceram no local para conter a situação, que chegou a ser considerada controlada em um primeiro momento, mas voltou a se intensificar.
Durante o episódio, houve danos significativos à estrutura da unidade, com prejuízos estimados em milhares de reais. Entre os itens afetados estão pelo menos 20 computadores e televisores, além de parte do telhado, que teria sido arrancada.
A situação também foi acompanhada por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, que participaram das negociações para encerrar o motim. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre as reivindicações dos internos.
Em nota, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) negou que tenha ocorrido uma rebelião e afirmou que a situação foi resultado de uma intervenção controlada para garantir a ordem e a integridade de adolescentes e funcionários.
A fundação informou ainda que todos os protocolos de segurança e mediação de conflitos foram adotados e que o caso segue sendo acompanhado pelos órgãos do sistema de Justiça. Também foi anunciada a abertura de procedimentos administrativos internos para apurar as causas da ocorrência e os danos registrados.
A unidade, inaugurada em 2022 com investimento de R$ 23 milhões, tem como objetivo o acolhimento e a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, atendendo Vitória da Conquista e outros municípios da região.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a soltura da ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres. O alvará foi entregue na unidade na segunda-feira (16) e a previsão é de que ela deixe o local com a filha nesta terça (17).
Joneuma Silva Neres é acusada de envolvimento na fuga de 16 detentos do presídio do municipais. O crime aconteceu em dezembro de 2024, quando um grupo de homens armados invadiu à unidade. Dois deles morreram em confronto com policiais e um foi recapturado. A polícia procura pelos outros 13 homens.
No dia 4 de março, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em mais um desdobramento da operação sobre a fuga. Na oportunidade, a ex-diretora da unidade foi um dos alvos.
Um casal morreu em um acidente envolvendo um carro e uma carreta na BR-116, no trecho entre os municípios de Manoel Vitorino e Jequié, no domingo (15).
As vítimas estavam no carro e foram identificadas como Andressa Silva, de 27 anos, e Robson Macedo, de 35. Eles moraram em Jequié e dirigiam em direção a cidade.
Ainda não há informações sobre o que causou a batida frontal. Imagens feitas por pessoas que passavam pelo local mostram o carro completamente destruído após o acidente.
Uma ambulância chegou a ser acionada, mas as vítimas morreram no local.
Um acidente foi registrado na manhã deste sábado (14/03) no anel rodoviário, em frente ao Assaí. A colisão envolveu um carro de passeio e um caminhão.
Segundo relatos de quem passa pelo local, motoristas continuam realizando a interseção de forma irregular ao sair do Assaí, fazendo o retorno em um ponto proibido da via.
Moradores e condutores que trafegam pela região alertam que não é a primeira vez que acidentes acontecem nesse trecho, justamente por causa da manobra feita de maneira incorreta.
Ver essa foto no Instagram
Um acidente foi registrado no final da tarde desta sexta-feira na Avenida Siqueira Campos, nas proximidades do Parque de Exposições.
De acordo com informações apuradas no local, um veículo colidiu contra um poste, deixando a fiação baixa na via. Em seguida, um caminhão que passava pelo trecho acabou se envolvendo em outro acidente por conta da fiação.
Com o impacto, o poste terminou caindo sobre outro veículo que estava na avenida.
Ver essa foto no Instagram
Nesta quinta-feira (12), um corpo foi localizado numa área rural, nas proximidades de Vitória da Conquista. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para identificação e demais procedimentos legais.
A mulher que foi arrastada por uma enxurrada durante uma forte chuva na cidade de Vitória da Conquista, teve o celular rastreado por familiares. A localização do aparelho apontou que a vítima, desaparecida a 48h, está dentro do canal.
Rosania Silva Borges saiu de casa na segunda-feira (9), para alterar a matrícula de um dos cinco filhos. Durante o percurso, o carro por aplicativo em que ela estava foi atingido por uma enxurrada e caiu em um canal da cidade.
Um vídeo mostra o momento em que Rosania e o motorista nadaram para foram do veículo para tentar se salvar. O homem conseguiu sair da água em segurança, mas ela foi arrastada pela força da água.
De acordo com o comandante tenete-coronel Paulo Henrique Araújo, as buscas pela vítima já duram 48h e contam com apoio aéreo e cães farejadores. Os bombeiros já percorreram 16 km de extensão do Rio Verruga.
A filha de Rosania, Beatriz Silvas dos Anjos, acompanha as buscas e lamenta que a mãe ainda não tenha sido encontrada.