A ocorrência foi registrada por volta das 22h40, na Rua Maria Quitéria, durante patrulhamento tático realizado por policiais da Rondesp Meio Oeste.
De acordo com a Polícia Militar da Bahia, os policiais visualizaram um indivíduo saindo de um prédio com uma mochila. Ao perceber a presença da viatura, ele teria demonstrado nervosismo e tentou retornar rapidamente ao interior do imóvel, sendo interceptado.
Na abordagem, foram encontrados dois tabletes de substância análoga à maconha. Ainda conforme a PM, por conta do odor característico de entorpecente vindo do prédio, os policiais entraram no apartamento de onde o suspeito teria saído e localizaram mais material ilícito.
Ao todo, foram apreendidos 5,8 quilos de substância análoga à maconha, R$ 265 em espécie e uma balança de precisão.
O suspeito, identificado pelas iniciais G.S.S., foi conduzido à 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) – Delegacia Territorial de Guanambi, onde o flagrante seria lavrado e adotadas as medidas legais cabíveis.
Na manhã desta terça-feira (04), foi realizada a Solenidade de Transmissão de Cargo do 24º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Brumado, e da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Vitória da Conquista. O evento aconteceu no auditório do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9º BEIC), em Vitória da Conquista.
A solenidade foi presidida pelo Coronel PM Paulo Henrique Rocha Guimarães, Comandante do Policiamento da Região Sudoeste, e contou com a presença de autoridades civis e militares, dentre elas o Exmº Prefeito do município de Brumado, Sr. Fabrício Abrantes, e o Coronel PM João Maurício Botelho de Queiroz, Comandante do Policiamento da Região Meio-Oeste.
Durante o ato, o Tenente-Coronel PM Ronivaldo Pontes da Silva assumiu o comando do 24º BPM/Brumado, sucedendo o Tenente-Coronel PM Jocevã Lima de Oliveira. Na mesma solenidade, o Major PM Dalmo Porto de Assis assumiu o comando da 78ª CIPM/Vitória da Conquista, sucedendo o Tenente-Coronel PM Ronivaldo Pontes da Silva.
O evento simbolizou a continuidade da missão institucional no âmbito do CPR-SO, marcada pela disciplina, hierarquia e compromisso com a segurança pública, além de prestar reconhecimento aos comandantes que encerraram seus ciclos à frente das unidades e desejar êxito aos novos comandantes.
*Fonte: ASCOM CPR-SO*
*PMBA, uma Força a serviço do cidadão!*
A ex-Rainha de Cavalgada Karla Rafaelli de Oliveira Rocha foi encontrada morta, na segunda-feira (2), na cidade de Várzea Nova, no norte da Bahia.
Karla tinha 23 anos e era conhecida na cidade pela participação nas cavalgadas. Ela, inclusive, chegou a ganhar o título de Rainha da Cavalgada em 2022.
O corpo dela foi encontrado com marcas de disparos de arma de fogo. Segundo a Polícia Civil, o suspeito era o companheiro da vítima. Ele é procurado pelo crime, que é investigado como feminicídio. O nome do homem não foi divulgado pela Polícia Civil.
Em nota, a Prefeitura de Várzea Nova lamentou a morte de Karla e se solidarizou com a família da vítima.
Vitória da Conquista está entre os principais pontos de atuação da Operação Embarque Legal, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia desde o dia 12 de janeiro. A ação tem como objetivo aumentar a segurança no transporte de passageiros, combater irregularidades e reduzir o número de sinistros, feridos e mortes nas rodovias federais.
No sudoeste baiano, as fiscalizações se concentraram em trechos da BR-116, que corta o município e registra um alto fluxo de veículos. A operação também alcançou cidades como Feira de Santana e Rafael Jambeiro, no mesmo eixo rodoviário, além de regiões do extremo sul e do litoral, como Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro, nas BRs 101 e 367.
Nos primeiros dias de operação, a PRF intensificou abordagens a ônibus, micro-ônibus, vans, táxis e veículos por aplicativo. As equipes verificaram itens essenciais de segurança, como estado dos pneus, sistema de iluminação, uso do cinto de segurança, documentação dos veículos e habilitação dos condutores.
Entre as irregularidades mais frequentes estão a falta de curso especializado dos motoristas, ausência de autorização de viagem, veículos sem vistoria e casos de transporte clandestino. Também foi recorrente o flagrante de passageiros viajando sem cinto de segurança.
Entre os dias 12 e 30 de janeiro, a operação contabilizou 1.872 pessoas fiscalizadas, 351 veículos abordados e 648 autos de infração. No período, 28 veículos foram recolhidos e 43 ocorrências policiais foram registradas, a maioria relacionada ao exercício ilegal da profissão.
A Operação Embarque Legal segue até o próximo domingo (8) e passará por outros trechos estratégicos, como a BR-101, no Recôncavo Baiano, a BR-110, em Paulo Afonso, e a BR-407, em Capim Grosso.
Segundo a PRF, somente em 2025, as rodovias federais da Bahia registraram 163 sinistros envolvendo ônibus e micro-ônibus, com 250 pessoas feridas e 16 mortes. Diante desse cenário, a corporação reforça a orientação para que os passageiros verifiquem se a empresa é regularizada, evitem o transporte clandestino e denunciem irregularidades pelo telefone 191.
É importante verificar se o ônibus parte de um terminal rodoviário e se há emissão de bilhete de passagem, seja físico ou eletrônico. Em viagens somente de ida, o embarque deve ocorrer obrigatoriamente no terminal, com o passageiro portando o bilhete.
Já nos casos de ida e volta, se o veículo não inicia o trajeto em terminal rodoviário e não há emissão de passagem, pode ser um indicativo de irregularidade.
A PRF alerta que empresas clandestinas costumam utilizar rotas alternativas para escapar da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Essa prática aumenta significativamente o risco de acidentes e assaltos, além de expor os passageiros a veículos que, por operarem fora da lei, não seguem as normas de segurança exigidas.
Para conferir se uma linha interestadual é regular, a ANTT disponibiliza, em seu site oficial, uma ferramenta de consulta com informações sobre linhas ativas, dias e horários de funcionamento, tipos de serviço oferecidos e empresas autorizadas a operar cada trajeto. Denúncias de transporte clandestino também podem ser feitas pelo telefone 166.
A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (30), a Operação Custódia Fiel, que resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e de medidas cautelares no âmbito de uma investigação que apura os crimes de violência psicológica e assédio moral, supostamente praticados por um homem contra duas funcionárias de uma cooperativa agropecuária em Vitória da Conquista.
A ação foi realizada por meio da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Vitória da Conquista, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste).
As investigações apontam que o principal suspeito utilizava sua posição hierárquica na instituição para intimidar funcionárias, proferir ofensas à honra e exercer controle abusivo no ambiente de trabalho. As condutas investigadas incluem injúria, violência psicológica e supressão de documentos, ocorridas entre fevereiro e novembro de 2025.
De acordo com uma das vítimas, o investigado fazia comentários frequentes sobre seu corpo, como afirmar que ela era “magra e precisava engordar um pouquinho”, além de inventar apelidos de cunho pejorativo. A mulher relatou que os episódios desencadearam crises de pânico e ansiedade, resultando em abalo psicológico.
Após as denúncias feitas pelas vítimas ao sindicato da cooperativa, foi instaurada uma sindicância interna, que concluiu pela existência de fortes indícios de assédio moral praticado pelo investigado. Posteriormente, foi determinada a anulação da apuração interna, com a decisão de que o material produzido não teria validade e seria destruído no prazo de seis meses.
A Operação Custódia Fiel teve como objetivo localizar e apreender essa documentação, considerada essencial para a elucidação dos crimes investigados. Durante as buscas, foi apreendida uma pasta lacrada contendo os documentos relacionados à sindicância.
A Polícia Judiciária também representou por medidas cautelares diversas da prisão, para que o investigado fosse proibido de se aproximar ou manter contato com uma das vítimas, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.
Imagens: Bruno / Ascom PCBA
Camila Souza / Ascom-PCBA
30.01.2026
Uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista recuperou, na manhã de quarta-feira (28), um veículo furtado no dia 24 de janeiro. O automóvel foi encontrado abandonado no bairro Felícia, naquele município.
A vítima relatou ter deixado o carro estacionado na área externa de um condomínio localizado no bairro Espírito Santo. As investigações realizadas pela DRFR localizaram o veículo sem funcionamento do motor e com um dos pneus traseiros furado.
O automóvel foi guinchado e encaminhado ao pátio da Polícia Civil em Vitória da Conquista, onde será periciado e permanecerá à disposição do proprietário para os procedimentos legais de restituição. Diligências investigativas, como análises de câmeras de segurança, seguem em andamento para localizar o suspeito do crime.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília. O procedimento foi realizado no CBV Hospital de Olhos e terminou sem complicações. Lula recebeu alta poucas horas depois e deixou a unidade ainda por volta das 10h.
Após a cirurgia, o presidente seguiu para a residência oficial da Granja do Torto, onde ficará em repouso durante esta sexta-feira e ao longo do fim de semana. A expectativa é que ele retome os compromissos normais na próxima segunda-feira (2), mantendo acompanhamento médico de rotina durante o período.
Entenda o procedimento
A cirurgia de catarata é considerada simples e rápida. A condição ocorre quando o cristalino do olho perde a transparência, prejudicando a visão. O tratamento consiste na substituição dessa lente natural por uma artificial. Normalmente, o paciente volta para casa no mesmo dia e a recuperação é rápida. Lula já havia feito cirurgia semelhante no olho direito em 2020.
Histórico médico
Desde o fim de 2022, Lula passou por outros procedimentos médicos, incluindo cirurgias na garganta, no quadril, nas pálpebras e uma intervenção no cérebro após uma queda. Apesar do histórico, os procedimentos ocorreram dentro do esperado, permitindo o retorno gradual às atividades oficiais.
As investigações apontam que pessoas não pertencentes à etnia indígena estariam recebendo aposentadoria rural e salário-maternidade indevidamente.
Porto Seguro/BA. A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social (Força-Tarefa Previdenciária da Bahia) e Força Nacional, deflagrou, nesta quarta-feira (28/1), a Operação Monã, com o objetivo de apurar suposto esquema de fraude previdenciária envolvendo a concessão indevida de benefícios do INSS para pessoas que se passam por indígenas. Durante a investigação, foi apurado que algumas pessoas se referiam a este suposto esquema de fraude como “Green Card Pataxó”.
As investigações apontam que pessoas não pertencentes à etnia indígena, após a apresentação de documentos ideologicamente falsos, estariam recebendo aposentadoria rural e salário-maternidade, dentre outros benefícios, sem cumprir os requisitos legais.
Para obter os benefícios, os participantes assinavam declarações falsas, posteriormente validadas pela FUNAI. Os beneficiários fraudulentos seriam obrigados a contratar empréstimos consignados, cujos valores eram divididos entre os fraudadores.
Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, em Porto Seguro. As medidas cautelares têm como objetivo a apreensão de documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova, considerados fundamentais para o aprofundamento das investigações, a completa elucidação dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.
Durante a ação, também foram apreendidas armas e munições de calibre restrito. O material foi encaminhado para Delegacia de Polícia Federal em Porto Seguro para os procedimentos cabíveis.
Caso fique comprovado, as condutas caracterizam os crimes de estelionato qualificado e associação criminosa, dentre outros que porventura sejam descobertos no decorrer das investigações.
FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
Ver essa foto no Instagram
Siga o instagram do @blogdoredacao
Uma mulher de 60 anos, proprietária de um bar, foi agredida após se recusar a servir mais bebida alcoólica a um cliente que, segundo ela, já apresentava sinais de embriaguez, em Brumado, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu no último sábado (24), na Fazenda Boa Sorte, na zona rural do município.
O homem estava no bar desde às 10h e, no fim da tarde, ele pediu mais uma dose de bebida alcoólica. No entanto, a mulher se negou a atender o pedido, alegando que o cliente já estava bêbado.
Ainda conforme a apuração da TV Sudoeste, a proprietária do bar conduziu o homem para fora do estabelecimento. Ao se virar para retornar ao bar, ela foi surpreendida por um golpe pelas costas, desferido com um pedaço de madeira. A vítima caiu e desmaiou.
Mesmo desacordada, ela foi novamente agredida, desta vez com socos no rosto. A mulher sofreu a quebra de dois dentes e apresentou dores no tórax. Ela só recobrou a consciência já internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado.
A vítima recebeu alta médica e já retornou para casa. Ainda no hospital, ela foi ouvida pela polícia e relatou os detalhes do caso conforme conseguiu se lembrar.
Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, visando colher elementos para robustecer as evidências de fraudes e dos desvios de recursos públicos.
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28/1), a Operação LITÍASE com o objetivo de desarticular esquema criminoso de direcionamento de contratações, no município de Juazeiro/BA, com consequente desvio de recursos públicos voltados ao financiamento das ações do Sistema Único de Saúde – SUS, especificamente na área de prestação de serviços médicos hospitalares.
O esquema consistiu no direcionamento de locação de imóvel no período da pandemia, contudo se estendendo até o ano de 2023. A investigação verificou que a locação do imóvel foi realizada sem a indicação de como os atendimentos e internações seriam realizados e que a sua localização coincidia com a sede do instituto contratado para a prestação dos serviços de saúde.
Também foram identificados elementos indicativos de direcionamento dos procedimentos licitatórios, além da realização de pagamentos sem a devida comprovação da execução dos
serviços, como, por exemplo, quais atendimentos/exames foram realizados e em que quantidade.
Essas contratações resultaram no pagamento de mais de R$ 13 milhões às empresas contratadas, sendo aproximadamente R$ 7 milhões financiados com recursos do SUS.
Desde as primeiras horas da manhã, cerca de 30 Policiais Federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, na cidade de Juazeiro/BA, visando colher elementos para robustecer as evidências de fraudes e dos desvios de recursos públicos praticados em desfavor do município e da União, além de revelar outros envolvidos porventura ainda não identificados.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia